Yago Carrera, do Famalicense, Miguel Peixoto e João Ribeiro, do Grupo Desportivo André Soares, Gustavo Deliberal (BC Barcelos) e Hugo Penteado (Monção BC) estão convocados para participar no estágio da Seleção Nacional de Sub-16 Masculinos que decorre entre sete e nove de maio em Barcelos.
ESTÁGIO DECORRE EM BARCELOS
Depois de um interregno de mais de um ano devido à pandemia, as Seleções de Formação retomam o trabalho. A FPB agendou já três estágios de observação para a Seleção Nacional de Sub-16 Masculinos. O primeiro estágio, destinado aos clubes da Zona Norte do país, realiza-se nos dias sete, oito e nove, em Barcelos.
O selecionador nacional Nuno Freitas chamou cinco atletas do Minho, Yago Carrera, atleta do Famalicense que já estava referenciado, Miguel Peixoto e João Ribeiro, atletas do GDAS que já costumam ser chamados aos treinos da Seleção, Gustavo Deliberal (BC Barcelos) e Hugo Penteado (Monção BC).
MIGUEL MATOS ACOMPANHA TRABALHOS DA SELEÇÃO
Neste primeiro estágio Nuno Freitas conta com a colaboração dos treinadores-adjuntos António Raminhos e Pedro Mota, bem como com os treinadores convidados Miguel Matos, treinador do Vitória SC e da Associação de Basquetebol de Braga, Daniela Gomes, João Morais e Nélson Costa.
MIGUEL CORREIA: “ESTAMOS MUITO FELIZES PELO ATLETA…”
“Estamos muito felizes pelo atleta porque, para além das capacidades físicas acima da média, é um atleta extremamente dedicado”, foi assim que Miguel Correia, diretor do Basquetebol do Famalicense, começou por comentar a chamada de Yago Carrera à Seleção de Sub-16.
Miguel Correia referiu que “sabíamos que já era um jogador referenciado e provavelmente esta chamada poderia já ter sido antes não fosse a pandemia” e adiantou “é uma chamada muito importante, independentemente de estarmos num contexto sem competições”.
“ACABA POR DAR VALOR A TODO O TRABALHO QUE TEMOS FEITO”
O diretor do Famalicense considera que “esta chamada também acaba por dar valor a todo o trabalho que temos feito, a toda a estrutura organizativa e a todo o corpo técnico”.
Pode servir de incentivo para todos os outros atletas, independentemente do escalão? “Sem dúvida. Contamos que seja um incentivo para todos os atletas e que percebam que temos de trabalhar e melhorar…e que sirva também de montra à captação de novos atletas”.
Miguel Correia considera que a chamada de Yago Carrera, que se iniciou no Basquetebol no FAC em 2018/2019, à Seleção “para o basquetebol no concelho é uma página muito importante que se escreve”.
Yago Carrera tem 15 anos, está no seu primeiro ano de Sub-16, mas pode estrear-se em breve a jogar pela equipa Seniores B do Famalicense. “Ele tem treinado com a equipa B. Está a ser tratada a subida de escalão a Sénior para que possa competir está época a nível mais intenso”, disse Miguel Correia.
De referir que Yago Carrera é o primeiro atleta do Famalicense a ser chamado à Seleção Nacional. O clube viu já um dos atletas formados no clube – Fábio Fernandes – ser chamado aos trabalhos da Seleção, mas numa altura em que o jogador já não vestia as cores do clube.