Carlos Viana aspira ao Top5 das provas Nacionais (Campeonato Nacional e Taça de Portugal) de BTT XCO. O ciclista de Guimarães já retomou os trabalhos de preparação para a nova temporada em que se vai estrear no escalão de Sub-23.
Carlos Viana garante que “os treinos estão a correr bem, comecei a pré-época cedo para ter tempo de me adaptar, novamente, à rotina, após uma longa paragem que fiz por motivos pessoais. Neste momento já estou a treinar bastante e com qualidade para entrar bem no regresso às competições”.
“FRIO DESAGRADÁVEL…MAS NÃO SE PODE TORNAR UM IMPEDIMENTO ”
Interrogado sobre se as baixas temperaturas das últimas semanas não o afastam dos treinos, Carlos Viana referiu que “o frio acaba por se tornar desagradável porque deixa as estradas perigosas, com o gelo, mas não se pode tornar um impedimento porque nas provas as temperaturas também podem ser baixas e temos de estar adaptados”.
Carlos Viana aproveita a fase de pré-época para diversificar os treinos: “nesta altura de pré-época faço treinos bastante diversificados, não só em cima da bicicleta, em que faço treinos de Estrada, BTT, Ciclocrosse e Enduro, como bastante trabalho de ginásio e algumas caminhadas/corridas”.
Quanto a objetivos, o ciclista que completou 18 anos em setembro, salientou que “nesta época, sendo a minha primeira época no escalão de Sub-23, um escalão bastante competitivo devido à diferença de idades dentro do escalão, tenho como objetivos entrar no Top5 Nacional na vertente de XCO e fazer classificações positivas nas competições nacionais das outras vertentes do BTT em que participar”.
ABERTO A NOVAS EXPERIÊNCIAS, MAS FOCO NO XCO
Carlos Viana confessa que “gostava de ter algumas experiências em XCE, XCC e XCM, mas devido à situação atual prefiro gerir as coisas de acordo com o dia a dia, não tendo objetivo concreto de participar em determinada corrida fora das nacionais de XCO, modalidade que é a minha aposta”.
Em cima da mesa, caso não sofra alteração, está a possibilidade de fazer a época de Ciclocrosse, que está prevista para o mês de fevereiro “é uma hipótese”, disse Carlos Viana.
“DIVIDIR O CICLISMO COM OS ESTUDOS NEM SEMPRE É FÁCIL”
O ciclista de Guimarães divide os treinos de ciclismo com os estudos. Está a tirar o Curso de Ciências de Nutrição no Porto: “dividir o ciclismo com os estudos nem sempre é fácil, um pouco devido ao facto da universidade que frequento ser no Porto e me obrigar a ficar lá durante a semana”, mas “tento sempre encontrar um equilíbrio para conseguir fazer os treinos com qualidade e concretizar os meus objetivos académicos ao mesmo tempo”.
Sobre o curso que está a tirar, Carlos Viana salientou que “ apesar da complexidade e exigência do curso, estou a gostar bastante”.