Sem categoria

Muito obrigada!

O ano de 2020 foi bastante diferente do que todos nós tínhamos perspetivado. De um momento para o outro ficamos sem competições, sem poder lutar pelos objetivos traçados, sem convívio e sem liberdade.

2020 ficou marcado também pela luta, pela enorme luta, pelo empenho e a forma abnegada que os clubes, as associações, dirigentes, treinadores, atletas e seus familiares tiveram e continuam a ter para não deixar ‘morrer’ o seu desporto de eleição. Para não deixar ‘morrer’ o desporto, as modalidades amadoras, a Formação.

Não tem sido fácil manter os campeonatos Seniores – os jogos são sucessivamente adiados pelos casos covid, pelas decisões governamentais, etc -, mas tem sido ainda mais difícil manter a Formação em funcionamento. Ainda hoje os jovens continuam a treinar de forma isolada, sem poder competir mesmo em treino… sem poder, praticamente, conviver…e vão-se perdendo valores, atletas…

O ano vai ficar, garantidamente, marcado pela desistência de muitos atletas, do encerramento de portas de alguns clubes…Com certeza, que se levarão anos a recuperar deste duro ano de 2020…

É verdade que nem tudo foi mau e o Minho esteve em grande destaque este ano. Iúri Leitão veio trazer uma lufada de ar fresco ao conquistar o título de Campeão Europeu de Ciclismo de Pista e mais uns quantos títulos de Vice-Campeão. Júlio Ferreira sagrou-se Campeão Europeu de Taekwondo.

Tivemos ainda Campeões Nacionais de Ciclismo de Pista, de DHI, de BTT XCO e XCM. José Paulo Lopes foi o grande destaque na Natação, modalidade em que o Minho conta com um alargado número de atletas de excelência. Tivemos ainda vários títulos nacionais em Atletismo, Canoagem, Remo, Badminton, Ténis, etc.

Miguel Peixoto (GDAS), Filipe Dionísio, Ana Pinheiro (SC Braga) e Filipa Gomes (a atleta do Maria da Fonte não aceitou integrar o CNT) foram convidados para integrarem o Centro Nacional de Treinos de Basquetebol. Leonor Coelho (SC Braga) está na Seleção Nacional de Sub-16 de Voleibol e muitos outros atletas são chamados regularmente aos treinos de observação (André Gonçalves, Amares Volei, Maria Carlota Amaral, VC Viana, etc).

André Gonçalves e André Pinto (Viana Remadores do Lima) marcaram presença nos Europeus de Juniores e Sub-23 de Remo. Antoine Launay no Europeu de Slalom.

A realização de provas – já na era covid – como o Campeonato Nacional de DHI, na Penha, da Taça de Portugal de BTT XCO, em Guimarães, o Prémio HM Motor, em Barcelos, o Ciclocrosse de Melgaço, assim como o Torneio de Abertura de Natação que se realizou em Braga, merecem, pela luta e pelo esforço, também grande destaque.

Neste ano duro e complicado para todos, diferente do que todos ansiávamos, só tenho a dizer OBRIGADA. OBRIGADA por não desistirem, mas MUITO OBRIGADA pela disponibilidade, pelo apoio, ajuda e, atrevo-me mesmo a dizer, carinho, que tiveram com o Desportivo do Minho. Sem vocês, sem a disponibilidade de todos vocês, a vossa ajuda e tempo, não seria possível seguir em frente…

MUITO OBRIGADA

*Desculpem não mencionar todos quantos estiveram em destaque, de uma maneira ou de outra, este ano. Não seria possível escrever todos os nomes…O Minho é uma região com grandes valores nas mais variadas modalidades

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS