João Cruz, ciclista de Viana do Castelo que alinha na AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde, é um dos grandes candidatos à vitória final no escalão de Juniores do Campeonato Nacional de Cross Country Eliminator – Eliminação BTT (XCE), que se realiza domingo na Pista de XCO de Cúria, na Anadia.
O atleta de Viana do Castelo, que em 2019 se sagrou Campeão Nacional de Ciclocrosse, de XCO e Enduro, entre outros resultados de relevo, entrou na nova temporada com muitas ambições e conseguiu subir ao pódio no ‘Nacional’ de Ciclocrosse, na prova internacional de Chelva, Valência, e venceu o XCO de Vila Franca, primeira prova da Taça de Portugal.
“ANDAR DE BICICLETA É UMA PAIXÃO”
“Este foi um ano onde estava tudo em aberto e os objetivos eram altos. A primeira prova realizada em Vila Franca, Viana do Castelo, demonstrou-me que todo o trabalho, dedicação e preparação da época tinha sido o esperado e a vitória deu-me a expectativa e esperança de uma época muito boa”, começou por referir João Cruz.
“Infelizmente esta pandemia parou com todas as competições e o regresso era incerto, pensando mesmo que este ano não voltaria a competir. Esta situação não me desanimou já que para além da competição e de todos os objetivos que possa ter, andar de bicicleta é uma paixão que me acompanha diariamente”, acrescentou o ciclista de Viana do Castelo.
“MUITO CONTENTE POR EXISTIR A POSSIBILIDADE DO REGRESSO À COMPETIÇÃO”
João Cruz mostra-se muito satisfeito por poder voltar à competição. “Posso dizer que estou muito contente por existir a possibilidade do regresso à competição e esta prova do Campeonato Nacional de XCE, para além de ser novidade em Portugal e ter regras apertadas de segurança, é um alento que há muito esperava”.
O Campeonato Nacional de XCE realiza-se domingo, na nova pista de XCO da Cúria “como sempre vou dar o meu melhor e só não posso, infelizmente, apelar à participação de público (nem família) que nos apoia a nós atletas e traz alegria ao espaço, e essa talvez seja a maior diferença que vamos sentir”, disse João Cruz.
O ciclista de Viana do Castelo, que está no seu primeiro ano de Júnior, aproveitou para agradecer à FPC pela iniciativa.
“Agradeço à Federação Portuguesa de Ciclismo a iniciativa e empenho que tiveram em nos brindar com uma prova diferente e que nos permite voltar à tão desejada competição. Agradeço ainda a surpresa também de ser cabeça de cartaz, o que muito me orgulha”.
João Cruz diz-se preparado e ansioso pelo regresso à competição: “estou confiante, preparado e desejoso que chegue o dia e espero que mais provas se realizem ainda este ano com segurança”.