
A Darque Kayak Clube diz desconhecer “uma alegada agressão a um antigo campeão do mundo de canoagem” ocorrida no sábado, afirmando mesmo que “condena a violência”.
Em comunicado, o clube presidido por Américo Castro refere que “relativamente a um alegado e hipotético incidente de um pai de atleta nosso a um antigo campeão do mundo e seu pai, o que apenas nos diz respeito, e já que nos chamaram à colação, pois fizeram menção ao nome do nosso clube, é que a DKC desconhece, e não tem obrigação de conhecer, a existência de qualquer agressão”.
“Na verdade, as crianças de iniciação de 8, 9 e 11 anos não dominam os lemes das canoas, tem dificuldades na sua locomoção e são os adultos e mais experientes que se devem desviar, não necessitando até de grande de perícia para o fazer, face à velocidade lenta que estas crianças imprimem. Neste contexto, sabemos que um pai não terá gostado de saber pela voz do seu filho de 9 anos (de iniciação) que quase após colidirem com ele (s), no treino, vociferaram à(s) criança (s), expressões do tipo “Sai da frente Puto”!!!! Estás aqui a estorvar”!!! Entre outras coisas. Situação que o mesmo nos disse que registou na PSP com intenção de participar da conduta desses senhores que se colocam muitas vezes no meio dos atletas da DKC”.
A Darque KC refere ainda no comunicado que “sempre primamos pela defesa de valores de respeito, boa formação e ética no desporto. Os técnicos são bem formados e protegem os seus atletas, tendo resistido às repetidas provocações. O seu amplo trabalho formativo é reconhecido pela comunidade”.
“Os nossos jovens estão seguros e protegidos pelos seus técnicos sempre que efetuam os treinos, e o ambiente na DKC é saudável e respirável, por isso tem a confiança de mais de três mil praticantes por ano, resultados de excelência e um atleta com vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Continuaremos como sempre a trabalhar para a felicidade dos nossos jovens e crianças que é o que nos interessa, e em paz, com as condições de excelência que dotamos Viana do Castelo”, adianta o comunicado.
Como conclusão, a Darque KC afirma: “não contem connosco para causar distorções à imagem da canoagem que é uma modalidade bonita. Deixemos os nossos miúdos ser, como são, felizes! Ao desporto o que é do desporto. À justiça o que é da justiça”.
