
A Associação de Basquetebol de Braga não concorda com a despromoção do SC Braga da Proliga. Fernando Monteiro, presidente da ABB, vai transmitir o seu desagrado com esta decisão na reunião das Associações com a Federação Portuguesa de Basquetebol, que se realiza no próximo sábado.
A Federação Portuguesa de Basquetebol decidiu encerrar as competições seniores da época 2019/2020, não atribuindo qualquer título de Campeão Nacional, nem havendo descidas de divisão em todos os níveis de seniores… mas há exceções. Num primeiro comunicado a FPB anunciou a despromoção do SCB à I Divisão, considerando que já tinha perdido os direitos desportivos até à data da suspensão das provas.
FERNANDO MONTEIRO: “SE NÃO HÁ DESCIDAS, NÃO PODE HAVER EXCEÇÕES”
“Não concordo com a descida do SC Braga. Há aqui uma dualidade de critérios. Se a FPB decidiu que não há descidas, não pode criar exceções. Ou não há descidas, e não desce ninguém, ou há as despromoções previstas. Não percebo porque faz três exceções”, referiu Fernando Monteiro.
O presidente da ABB considera que “a FPB se precipitou numa primeira fase e anunciou a despromoção dos três clubes. Deveria ter aguardado para ver como ficavam as coisas. Agora vir dizer que não há descidas, mas apresenta três exceções”.
Fernando Monteiro garante que “manifestei logo o meu desacordo com esta decisão da FPB, mais vou reiterar o meu desagrado na próxima reunião”.
PROPOSTA: PROLIGA EM DUAS ZONAS
O presidente da ABB é ainda favorável a uma restruturação do campeonato da Proliga: “uma das coisas que apontei nas reuniões com a FPB é que a Proliga deveria ser dividida em duas zonas. Em tempos já foi assim e a ABB até foi favorável ao atual sistema, mas devido ao que estamos a passar, às dificuldades que se preveem para os próximos tempos, seria benéfico para os clubes que a Prologa se disputasse por duas zonas”.
Fernando Monteiro receia que “com tudo o que se está a passar e as dificuldades económicas, muitos clubes deixem de ter competição e talvez o SC Braga seja repescado, se o clube estiver na disposição de se manter na Proliga”.
DUAS EQUIPAS NAS POULES DE SUBIDA
Quanto às poules de acesso à subida, Fernando Monteiro mostrou-se agradado por “por termos duas equipas elegíveis e dispostas a participar na competição de apuramento à subida à I Divisão, o BC Barcelos e o GDAS”.
Quanto ao formato das poules “ainda não sabemos como se vão realizar esses jogos. Sabemos apenas que não é obrigatória, a participação é facultativa. Vamos aguardar para ver como tudo fica”.