Diogo Barbosa e Paulo Nunes, do Team Jet Ski da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, estiveram em grande destaque no Campeonato da Europa de Aquabike 2020 ao subirem ao pódio do final das duas etapas.
O Campeonato da Europa disputou-se em duas rondas, a primeira decorreu em Levelek, na Hungria, e no fim de semana o palco foi em Elk, na Polónia e a comitiva lusa apresentou-se com 10 pilotos, sete dos quais atletas do Moto Galos.
Do conjunto barcelense, Paulo Nunes conquistou a prata em Freestyle. A espetacular classe “livre” em variedade, quantidade, extensões e estilo, Paulo Nunes segurou a segunda posição alcançada na Hungria, sagrando-se assim vice-campeão europeu em 2020. O italiano Roberto Mariani revalidou o título com mais duas vitórias indiscutíveis na segunda e última jornada. O checo Jaroslav Tirner ficou em terceiro.
já Diogo Barbosa, que se estreou a competir em Seniores, conquistou o bronze em Ski Division GP3. O húngaro Barnabas Szabo e o estoniano Mattias Reinass, respetivamente, foram os seus companheiros de pódio.
Diogo Barbosa, de 15 anos, representante também do KEV-Racing Team, enriqueceu o seu já vasto currículo desportivo.
Nas redes sociais, Diogo Barbosa assinalou o momento com natural orgulho: “Levo o bronze para Portugal no ano de estreia em seniores GP3. Foram duas provas incríveis, com altos e baixos, sinto-me feliz pelo meu desempenho”.
Também o açoriano Gonçalo Rodrigues subiu ao pódio final ao ser terceiro em Ski Division GP2.
OUTROS RESULTADOS
Pelo Moto Galos alinharam ainda os atletas Matteo Valente, Manuel Leite, Martim Brito, Lino Araújo e Joana Graça.
Na classe rainha das motas de água, Runabout GP1, Lino Araújo foi sexto na classificação acumulada, averbando ao todo 71 pontos. O desafio na Polónia não correu da melhor forma para o piloto poveiro, que devido a um problema no acelerador, não realizou a última manga e viu-se relegado para 11.º – resultado “aquém do desejado”, mas positivo tendo em conta que foi operado a um joelho, há apenas quatro meses. O mais rápido foi Marcus Jorgensen, da Hungria.
Entre as senhoras, a ribatejana Joana Graça ficou em nono, em Ski Women, num painel liderado pela irrepreensível sueca Emma-Nellie Ortendahl.
MATTEO VALENTE QUINTO
Em Juniores, em Ski GP3 Júnior 3.3, Matteo Valente ficou em quinto na geral (posição obtida em ambas as corridas) e Manuel Leite em sexto (foi sétimo na Hungria e escalou para quarto na Polónia).
Já o ‘lobito’ mais novo do grupo, Martim Brito, ficou em quarto, em Ski GP3 Júnior 3.2, não tivesse sido o revês da queda na terceira manga, na Hungria, e o pódio seria possivelmente uma realidade. Os mesmos resultados foram registados no Campeonato Mundial Aquabike Ski Juniores.
Ambos os campeões mundiais juniores de 2019, o norueguês Theodor Liseth e o estoniano AnderHubert Lauri, foram os mais rápidos nas respetivas categorias.
A comitiva portuguesa representou-se no Campeonato da Europa de Aquabike 2020 com uma dezena de pilotos, entre os quais sete da Moto Galos. A eles se juntaram Gonçalo Rodrigues (terceiro em Ski Division GP2 e quinto em Ski Division GP3), Martim Marques (quarto em Ski GP3 Júnior 3.3) e Luísa Beja (sétimo em Ski GP3 Júnior 3.3).
COPA IBÉRICA REALIZA-SE EM CADIZ
A Copa Ibérica é a próxima competição e prende todas as atenções. A prova realiza-se a 19 e 20 de setembro, em Arcos de La Frontera, na província de Cádiz, Espanha. A prova é pontuável também para o Campeonato Nacional.