
José Paiva, do Paredes – Reconco, a Picusa Academy e a Landeiro/KTM/Matias&Araújo foram os protagonistas da corrida de Juniores do 22.º Prémio de Ciclismo de Rendufe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, que decorreu na tarde de sábado.
Na primeira corrida pós Campeonatos Nacionais e que antecede a Volta a Portugal, que se realiza de 28 a 31 de agosto na Beira Alta e Beira Baixa, a corrida principal do Prémio de Rendufe foi bastante emotiva e disputada.
Logo das primeiras voltas um grupo de quatro ciclistas – dois do Paredes e dois da Picusa – escaparam e andaram juntos até às duas últimas das nove voltas ao percurso.
Nessa altura Carter Barnes (Picusa) atacou, José Paiva (Paredes) respondeu e acompanhou o sul-africano na fuga. Na reta da meta o ciclista de Aveiro não deu hipótese e venceu a corrida ao sprint ao fim de 53:02 minutos.
Carter Barnes foi segundo com o mesmo tempo do vencedor, enquanto o seu colega de equipa, o brasileiro Dimas Mota, que fez parte da sua formação na ACR Roriz, assegurou o terceiro lugar, a 20 segundos do duo da frente.
Guilherme Silva e Eduardo Rodrigues (Paredes) fecharam o top5.
Gonçalo Santos e Diogo Flores, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, e Afonso Vilas Boas, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, terminaram no top10.
Simão Trancoso, vianense do Paredes, foi 11.º, o seu colega de equipa João Silva foi 12.º, Afonso Serra (UC Trofa) 15.º. No top20 ficaram ainda Rodrigo Abreu, João Silva e António Silva (Landeiro).
Na classificação por equipas, o Paredes garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio, com três ciclistas no top5. A Picusa foi segunda, com três ciclistas no top10, e a Landeiro terminou em terceiro.
JOSÉ PAIVA: “NO SPRINT FINAL CONSEGUI SER O MAIS FORTE”
“Foi uma corrida difícil, com muitos ataques desde o início”, disse José Paiva, do Paredes – Reconco, no final da corrida.
O ciclista de Aveiro lembrou que “conseguimos encetar uma fuga com quatro atletas, dois da minha equipa e dois da Picusa. Nas voltas finais o atleta do Picusa atacou, fui atrás e ficamos os dois na frente. No sprint consegui ser mais forte e ganhei”.
No sprint sentiste que podias ganhar? “Sim, estava confiante, com boas sensações e sei que no sprint tenho a minha qualidade”.