
“Regressar a casa é sempre bom”, foi desta forma que Yago Carrera, jogador famalicense que está integrado na Seleção Nacional de Sub-20, abordou o estágio de preparação, o quarto tendo em vista o Campeonato da Europa – Divisão B, que decorre em Famalicão.
Yago Carrera começou a sua caminhada no Basquetebol no Famalicense e treinou durante anos no Pavilhão Municipal de Famalicão, que esta semana acolhe os trabalhos da Seleção Nacional e que a partir de amanhã até domingo recebe o Torneio Internacional de Famalicão, que conta com a presença, para além de Portugal, das Seleções da Hungria e Eslováquia.
Como é regressar a ‘casa’, agora como um exemplo e um ídolo para os mais novos? “É sempre bom regressar a Famalicão e é uma boa experiência”, disse o jogador do Maia BC, que adiantou que “o facto de poder inspirar os mais novos, torna a experiência ainda melhor”.
Como tens sido recebido em Famalicão? “Muito bem, as pessoas de Famalicão sabem acolher bem as pessoas e tratam bem os da casa”.
Como têm corridos os estágios? “Os estágios da Seleção têm por norma serem mais intensos e estes não fogem à regra”, disse Yago Carrera, que garante que a adaptação à Seleção de Sub-20 “tem sido mais fácil, já conheço este grupo há algum tempo. Claro que a exigência aumenta a cada ano porque o campeonato assim o exige”.
A época já vai longa, há energia e motivação para continuar a treinar e a dar o melhor? “Claro que sim. Representar a Seleção é sempre um orgulho e isso transmite uma energia extra para dar o meu melhor”.
Quanto a objetivos, o jogador de Famalicão não tem dúvidas… “é ir ao ‘Europeu’. Desde o início da época que tenho isso como objetivo”.