
“Estamos convictos que este torneio será um sucesso” é com este pensamento que Anabela Lima, presidente da Subzone Academia Tiro com Arco (SATA), parte para aquele que será o I Torneio 3D Dia de Portugal, que vai realiza-se domingo em Pinheiros, Monção.
A responsável da SATA refere que “estamos a finalizar os preparativos. Os alvos/animais 3D a colocar no torneio já estão escolhidos, estamos ainda a preparar o local, colocando ainda suportes e apoios para dificultar a posição dos mesmos de forma a também não tornar o torneio demasiado banal e repetitivo”.
Para este primeiro torneio 3D Dia de Portugal, a Subzone Academia Tiro com Arco conta com mais de três dezenas de inscritos… “Tivemos 35 inscrições de arqueiros, alguns locais do próprio clube, outros de Vila do Conde, Viseu e Coimbra e muitos espanhóis. Infelizmente por questões de saúde dois tiveram que desistir e anular a inscrição” disse Anabela Lima, que adiantou que “no total, além dos elementos da SATA, contamos com a participação de arqueiros de oito clubes diferentes, cinco deles de Espanha”.
Anabela Lima salienta que “33 arqueiros ultrapassa as nossas expectativas, uma vez que estabelecemos como mínimo 24 inscrições. Com o número atingido, conseguimos ainda aumentar ao valor dos prémios, algo que irá com certeza agradar aos participantes”.
“Curiosamente, apesar de ser um torneio sem escalões de idade e misto, contamos com alguns juvenis que fazem questão de participar embora vão competir com adultos experientes. Desafiaram-se entre si, algo também saudável e que fomenta o espírito de equipa dentro do clube”.
Confiante que “o torneio será um sucesso”, Anabela Lima lembra que “esta será a primeira experiência com coeficientes multiplicadores na tentativa de equiparar todas as divisões e estilos de arcos e/ou bestas. Só no final, e depois de analisar os resultados, poderemos confirmar se estes coeficientes foram justos para todos e, caso seja de facto do agrado da maioria dos arqueiros, fazer alguns acertos no próximo ano se assim acharmos melhor”.
“Esperamos que este seja o primeiro de muitos e que, com o passar dos anos, acolha mais arqueiros”, disse a responsável da SATA.