
“As miúdas têm sido muito corajosas, pois o jogos têm tido algum desnível o que, naturalmente, lhes causa frustração, mas tanto eu, como o João Sampaio, estamos muito orgulhosos delas”, é desta forma que Miguel Pereira, treinador do FamaBasket, começou por abordar experiência na Taça Nacional de Sub-18 femininos de Basquetebol.
A equipa famalicense, apurada para a Taça Inter-Associações, viu-se ‘promovido’ à Taça Nacional onde tem pela frente equipas muito fortes, como é o caso do Maia BC.
Para Miguel Pereira a “experiência na Taça Nacional tem sido uma aprendizagem a todos os níveis”. A nossa equipa iria ficar com uma das vagas da Taça Inter-Associações e era com isso que estávamos a contar, mas no fim de janeiro ficamos com uma vaga na Taça Nacional porque o Vitória SC e o Vizela desistiram”.
“Na Taça Nacional as equipas são bastante fortes e este início tem sido complicado porque as diferenças são muito grandes e ainda por cima apanhamos o Maia BC, que é um dos candidatos a vencer a prova”, referiu Miguel Pereira, que considera que “a segunda fase da Taça Nacional vai proporcionar jogos mais equilibrados e mais interessantes para nós”.
Sente, de alguma forma, que elas ficam desmotivadas? “Tem momentos em que ficam… mas têm sido muito resilientes, isso é importante e nós temos tentado manter a motivação em alta nos treinos”.
Com cinco jornadas disputadas nota alguma evolução na equipa? “Os jogos que fizemos até ao momento não permitiram ainda aquilatar a evolução da equipa, tirando o jogo com o GRIB que foi mais equilibrado e já deu para ter uma ideia da evolução e acima de tudo do que precisam melhorar”.
O que tem gostado mais de ver na equipa nesta fase? “O espírito de equipa tem sido fantástico, em especial o apoio que elas têm dado à Mafalda Guimarães e à Beatriz Pereira, que estão agora a regressar depois de paragens longas devido a lesão e também à Sara Pepe que a semana passada teve uma lesão grave no joelho”, disse Miguel Pereira, para quem “a resiliência e coragem delas tem sido pontos muito positivos”.
RESULTADOS
Sub-18 femininos
FamaBasket – BC Vila Real, 21-59
CB Viana – Ovarense, 35-47
Maia BC – FamaBasket, 83-29
Guifões – CB Viana, 70-37
Sub-18 masculinos
Vitória SC – Clube 5Basket, 61-72
Esgueira – CB Viana, 83-63
CB Viana – Vitória SC, 92-83
Sub-16 masculinos
BC Limiense – SC Braga, 38-77
Feminino
FamaBasaket – CTM VP Aguiar, 36-48
BC Limiense – Académica, 47-54
Oliveirense – FC Vizela, 92-30