
Ricardo Vitoriano, treinador do SC Caminhense, apoia a lista encabeçada por André Ferreira às eleições dos órgãos sociais da Associação de Natação do Minho, que se devem realizar até ao final do ano.
De resto o técnico do SC Caminhense é mesmo o representante dos treinadores da única lista já conhecida.
O técnico explica que “nos últimos anos sinto que a nossa associação estagnou. Todos os anos é mais do mesmo, os mesmos problemas, as mesmas dificuldades e nada de novo. Tirando o Meeting da Sr. da Agonia, que é, sem dúvida, o ex-líbris da Associação e onde a Associação tem investido mais nos últimos anos, tudo o resto parou no tempo”.
Afirmando que “sinto comodismo naqueles que já lá estão há muitos anos”, Ricardo Vitoriano refere que “é verdade que temos de agradecer tudo o que essas pessoas deram e fizeram pela nossa Associação, mas acho que está na altura de mudança e de entrarem novas pessoas e novas ideias que ajudem a Associação a crescer e a tornar-se mais competitiva”.
“O André seria, sem dúvida, a pessoa certa no local certo, que traria uma lufada de ar fresco a esta Associação, atendendo à capacidade de trabalho que tem, apresentando uma equipa constituída por muitos ex-nadadores e até mesmo nadadores Masters que vivem e amam esta modalidade”.
O que é preciso mudar para que a ANM possa dar o salto? “Muita coisa. Em primeiro lugar deve proporcionar mais e melhores condições aos clubes e respetivos atletas nas provas que organiza de forma a cativar e motivar os que cá estão. Desde proporcionar provas em piscina de 50m (situação que já aconteceu há uns anos atrás na presidência do Sr. Moura), a tentar adquirir placards electrónicos; e depois levar provas para outras piscinas que existam no Minho de forma a cativar e motivar outros clubes a nascerem”, disse Ricardo Vitoriano, que adiantou que “depois, e muito importante, é não deixar que novos clubes se filiem noutras Associações quando pertencem à nossa zona, como aconteceu, infelizmente, esta época com o aparecimento de mais um clube em Fafe e que se filiou na ANNP”.