O SC Braga é o Campeão Distrital de Sub-16 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga. A equipa treinada por Luís Machado bateu no jogo decisivo o FamaBasket por 103-36.
O SC Braga entrou determinado e fez valer o seu poderio, vencendo o primeiro quarto por um esclarecedor 31-7.
A equipa do FamaBasket, que chegou a este jogo só com vitórias, não conseguiu contrariar o maior poderio do SC Braga e perdeu o segundo quarto por 27-8.
No segundo tempo, o SC Braga continuou a dominar e venceu os quartos por 22-10 e 23-11.
No final o SC Braga fez a festa do título, com alguns atletas a somarem, numa semana, o seu segundo título de Campeão (Sub-18 e Sub-16).
Ricardo Pinheiro foi eleito o MVP da Final Four e fez parte do cinco ideal, que conta ainda com Arthur Gomes. A equipa ficou completa com Francisco Faria (BC Barcelos), Vasco ( VSC) e Francisco Freitas (FamaBasket).
LUÍS MACHADO: “ESTE É O SC BRAGA QUE QUEREMOS”
Luís Machado, treinador do SC Braga, sai satisfeito da Final Four e considera que “foi uma competição que correu dentro das expetativas que tínhamos idealizado. Sabíamos que tínhamos uma equipa superior, com muita qualidade, com jogadores que fazem a diferença e têm imenso valor. Cabia-nos gerir o plantel de maneira a chegara ao jogo decisivo mais frescos e com maior capacidade para o disputar”.
O treinador do SC Braga considera que “a equipa foi crescendo ao longo da Final Four, fomos melhorando e impondo a nossa qualidade. Chegamos a esta Final Four com alguns condicionalismos, com atletas a recuperar de pequenas mazelas, a recuperar da Final Four de Sub-18 que disputaram a semana passada. Tomamos alguns cuidados, não deixamos que eles jogassem mais de 25 minutos por jogo e hoje estiveram muito bem”.
Hoje o SC Braga fez um jogo demolidor. É este o SC Braga que quer a disputar o Nacional? “Sim, é este SC Braga que queremos. Queremos um SC Braga a jogar como jogou hoje. A defender bem, a atacar de forma exímia, a explorar as fraquezas dos adversários, a ser mais forte e mais rápido. Nós no Campeonato Nacional vamos encontrar equipas fortíssimas fisicamente e temos de estar preparados”.
Com a presença garantida no Campeonato Nacional, o SC Braga vai agora recarregar baterias e começar a trabalhar para atacar o novo desafio…
“Nós vamos encontrar um nível altíssimo no Campeonato Nacional. Ainda hoje na Final Four da ABP o Vasco da Gama bateu o FC Porto, com um miúdo a apontar 37 pontos… a rotação vai ver enorme”, disse Luís Machado, que salientou que “por isso é sempre muito complicado traçar objetivos realistas para as provas nacionais”.
Afirmando que “o sonho, claro, é ganhar, é terminar o campeonato em primeiro”, Luís Machado adiantou que “o primeiro grande objetivo é ficar nos seis primeiros lugares e assim garantir a vaga para a ABB no Campeonato Nacional. Não vai ser fácil, vamos ter de lutar muito, mas penso que pode acontecer”.
Depois “vamos passo a passo, jogo a jogo à procura da vitória e no final faremos as contas do que com seguimos fazer”.
