Ana Marinho, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, sagrou-se esta tarde Vice-Campeã Nacional de Estrada em Juniores nos Campeonatos Nacionais que decorreram em Joane, Famalicão.
A correr, praticamente, em casa, mas numa vertente em que não tem ainda grande experiência, Ana Marinho esteve na luta pela vitória, liderando a corrida durante grande parte do percurso.
A atleta de Joane foi ultrapassada apenas a 800 metros, pelo sportinguista Rita Figueiredo.
No final da prova, Ana Marinho mostrou-se “feliz com o resultado” e com o desempenho “corri da melhor forma que consegui”.
Ana Marinho considera que “a prova correu muito bem, apesar de não ter ainda grande experiência em provas de 10 quilómetros, fiquei contente com o resultado”.
Quando sentiste que podias chegar ao pódio? “Na verdade, desde o início da prova que tentei controlar os lugares de pódio e ao longo da prova andei entre o primeiro e o segundo lugar”, disse a atleta da EARO, que adiantou que “andei grande parte da prova no primeiro lugar, fui ultrapassada, sensivelmente, a uns 800m do final da prova”.
Ana Marinho considera que a adversária “foi mais forte na ponta final… a verdade é que também teve vantagem, pois o pai acompanhou-a durante a maioria do percurso, apesar de tal não ser permitido pelo regulamento”.
Este resultado é um bom indicador para a época? “Sim, penso que é um bom indicador. Claro que a época está apenas a começar e ainda há muito trabalho pela frente”, disse Ana Marinho.
Depois do ‘Nacional’ de Estrada, Ana Marinho vira-se agora para outras vertentes… “agora é trabalhar com vista aos Corta-Matos, em que o objetivo é fazer a melhor prestação possível”.
VANESSA CARVALHO TERCEIRA EM SENIORES
No Campeonato Nacional de Estrada de salientar ainda o terceiro lugar conquistado por Vanessa Carvalho, do SC Braga, na categoria de Seniores.
Já Beatriz Fernandes, também do SC Braga, fez quinto lugar em Sub-23.