O Vitória SC recebe este sábado, a partir das 16 horas, o Sporting, no primeiro jogo da fase final da Taça Federação da Liga Lidl feminina de Voleibol.
O conjunto treinado por Hélder Andrade, que já defrontou e derrotou o Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal, que se disputou em Viana do Castelo, parte para esta fase final com otimismo e determinada a erguer o troféu.
“Vamos fazer de tudo para ganhar” começou por afirmar Hélder Andrade, treinador que salientou que “era importante começar com uma vitória esta fase final, mas mais importante é terminar bem e vencer a Taça Federação”.
Numa competição à melhor de três jogos, Hélder Andrade garante que “vamos pensar jogo a jogo. Neste momento o foco é no jogo de sábado, naquilo que podemos e temos de fazer”.
Como foi a preparação esta semana, sabendo a equipa que está numa final? “Nesta parte final da época o trabalho principal tem mais uma componente de recuperação forte. Esta época não tem sido fácil para ninguém, mas nós queremos estar na melhor forma possível para cada jogo”, disse o técnico do Vitória SC, que salientou que durante esta semana “aproveitamos para ver aquilo que estamos a fazer bem e menos bem e claro para estudar o adversário, preparar o jogo da melhor forma que conseguimos”.
“FAZER O NOSSO MELHOR PARA CONSEGUIR GANHAR”
Esta é uma fase diferente, portanto, são jogos diferentes, com outra carga emocional. Foi fácil gerir isso? “A única diferença tem a ver com a motivação e o sentimento de satisfação por estarmos aqui. Tínhamos como objetivo chegar até ao último degrau e o sentimento de estarmos aqui a disputar mais uma final é muito bom. Agora vamos fazer o nosso melhor para conseguir ganhar…”, disse Hélder Andrade, que salientou que “esse sentimento é que torna a fase diferente porque de resto o nosso objetivo passa por continuar a melhorar o nosso jogo”.
Sobre o adversário, o treinador do Vitória SC não tem dúvidas: “é uma equipa forte, já jogamos várias vezes com eles e conhecemos as suas mais valias e aquilo em que têm mais dificuldades e é nisso que nos vamos focar para o play off. Vamos tentar anular aquilo que são os pontos fortes do Sporting, mas em primeiro lugar e acima de tudo vamos focar-nos na qualidade do nosso jogo e fazermos as coisas bem feitas. Se conseguirmos isso aumentamos a nossas chances de ganhar”.
“GANHAR É SEMPRE IMPORTANTE”
É importante ganhar este primeiro jogo? “Ganhar é sempre importante…sabendo que é um play-off à melhor de três jogos. Neste momento, estamos focados neste primeiro jogo. Claro que queremos ganhar, mas como não vamos ficar extremamente contentes se o vencermos, também não vamos ficar desiludidos se não o conseguirmos ganhar”.
Sendo este o único jogo a disputar em Guimarães, Hélder Andrade deixou um apelo aos vitorianos…
“Em primeiro lugar quero agradecer-lhes todo o apoio que nos têm dado, dentro e fora do campo e isto é do coração. A equipa está extremamente agradecida porque o apoio dos adeptos é muito importante”, disse o treinador do Vitória SC, que adiantou que “agora gostávamos de contar com toda a gente para este jogo. Venham jogar connosco neste que é o último jogo em casa da época. Vamos ser mais fortes com toda a gente a apoiar o VSC, com os adeptos e todas as pessoas de Guimarães”.