Joana Monteiro, da AXPO/FirstBike team/Vila do Conde, alcançou a segunda posição em Elites da 6.ª Maratona BTT Vila de Melgaço, prova de abertura da Taça de Portugal de XCM e pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço, que se realizou no domingo.
A ciclista famalicense, que se dedica à vertente de Cross Country, decidiu participar na Maratona de Melgaço e conquistou a segunda posição, percorrendo os 53,7 quilómetros em 3:02:43 horas, ficando apenas atrás da Campeã Nacional Melissa Maia, do Korpo Activo/Penacova.
ILDA PEREIRA ÀS PORTAS DO PÓDIO
Ilda Pereira, da Casa Myzé Team, terminou na quarta posição, ficando a seis segundos do pódio.
Tânia Lima, vimaranense que tinha vencido a primeira Maratona da época, em Darque, teve um dia menos conseguido e terminou na oitava posição, seguida da sua colega de equipa, a povoense Leandra Gomes.
JOANA MONTEIRO: “BALANÇO MUITO POSITIVO”
Joana Monteiro aventurou-se a fazer a Maratona Vila de Melgaço “com o objetivo de fazer um treino num sítio diferente” e sai da primeira prova da Taça de Portugal de XCM com o segundo lugar do pódio.
A ciclista famalicense faz, por isso, “um balanço é muito positivo desta aventura” e adiantou “já há algum tempo que pretendia fazer esta Maratona, este ano surgiu a oportunidade de estar presente e aproveitei-a… e alcançar o pódio foi muito bom e é uma aventura bem-sucedida”.
Joana Monteiro já estava alertada para a exigência da prova… “os meus colegas, que participaram em provas anteriores, já me tinham dito que era uma Maratona bastante dura. Para mim aquela parte inicial sobe demasiado… podia ser um bocadinho menos seguido. De qualquer das formas foi uma Maratona que correu bem e eu gosto muito desta zona, de treinar aqui em Melgaço”.
“SAIR DA ZONA DE CONFORTO”
A ciclista famalicense adiantou que “aproveitei esta prova e a vontade de experimentar a Maratona de Melgaço para preparar a segunda prova da Taça de Portugal de XCO, que se realiza já no próximo fim de semana em Abrantes. Assim, juntei o útil ao agradável e aproveitei para treinar num sítio diferente”.
Afirmando que “não sou grande fã de Maratonas e neste momento não é o que me chama”, Joana Monteiro garantiu que “esta Maratona serviu também para eu sair da minha zona de conforto, para me superar nos desafios, treinar coisas diferentes e, claro, conhecer sítios diferentes”.
Fotos: Marcelo Lopes