VC Viana e SC Braga defrontam-se sábado, a partir das 17.30 horas, em jogo da quarta eliminatória, e a última sem equipas da I Divisão, da Taça de Portugal feminina de Voleibol.
Em campo vão estar as duas equipas do Minho que militam no Campeonato Nacional da II Divisão e que têm aspirações na prova. As duas equipas já se defrontaram esta época, para o campeonato, com a vitória a sorrir ao SC Braga por 3-1, mas com parciais muito discutidos.
GONÇALO AREZES: “LUTAR POR UM BOM RESULTADO…”
Em Viana do Castelo, o jogo está a ser encarado com otimismo. Gonçalo Arezes, treinador do VC Viana, considera que a sua equipa está preparada e motivada para lutar pela vitória e pela continuidade na Taça de Portugal.
“Estou certo de que vamos ter um bom espetáculo de Voleibol”, começou por afirmar o treinador do VC Viana, que acrescentou que “sabemos que o SC Braga é uma boa equipa e que fará de tudo para sair vencedor. Contudo, trabalhamos a semana inteira para este jogo e para lutar por um bom resultado e temos o fator casa que poderá ser vantajoso nessa partida”.
As duas equipas já se defrontaram este ano e apesar de ter perdido, o treinador do VC Viana lembra que “a equipa saiu muito motivada do jogo com o Braga, a contar para o campeonato. E mantemos essa motivação. Acredito que podemos complicar o jogo ao SC Braga e quem sabe sairmos vencedores do encontro…”.
Esta é a última eliminatória da Taça de Portugal antes da entrada das equipas da I Divisão, era importante e motivador chegar a essa fase? “Sim! Claro que sim, seria muito bom para a equipa, mas ter chegado até aqui já é bastante bom e as atletas sabem disso”, referiu aquele treinador.
Qual pode ser a maior dificuldade no jogo de sábado? “Talvez seja a moral/mentalidade do SC Braga… ainda não perderam um jogo. É uma equipa bastante experiente, e sem dúvida que isso vai ser a principal dificuldade”, disse Gonçalo Arezes.
ÓSCAR BARROS: “VAI SER UM JOGO MUITO DIFÍCIL”
“Vai ser um jogo ainda mais difícil do que aquele que tivemos com o VC Viana, em nossa casa, para o campeonato. O VC Viana é uma equipa aguerrida, que tem um serviço muito agressivo e é muito consistente… ainda por cima este jogo é em sua casa”, foi assim que Óscar Barros começou por abordar o jogo da Taça de Portugal.
Apesar de “ciente das dificuldades”, o SC Braga parte para o jogo da Taça com o objetivo “de ganhar” e Óscar Barros salienta que “para isso vamos ter que dar o que temos e o que não temos. Vamos muito focados, com as nossas estratégias e determinados a fazer de tudo para vencer o jogo”.
O SC Braga chega a este jogo sem conhecer o sabor da derrota e Óscar Barros referiu que “queremos adiar ao máximo possível a derrota”, mas salientou que “isso não é o que nos move todos os dias. O que nós pretendemos é melhorar o processo, as dinâmicas, é acrescentar sempre algo de novo à equipa e ao jogo, melhorar a qualidade de jogo… esse é o nosso foco. Se conseguirmos isso estaremos sempre mais próximos da vitória”.
Era importante passar à próxima ronda da Taça, em que entram já as equipas da I Divisão? “É sempre importante passar à fase seguinte… nós queremos continuar na Taça, agora temos de ter o engenho e a sorte inerente à competição para levar o VC Viana de vencido… e eles pensam da mesma forma”.