
“É o reflexo de muito trabalho diário, dedicação e também do apoio de quem está todos os dias ao meu lado”, foi desta forma que João Azevedo, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, comentou a conquista do título de Campeão Nacional de Milha em Estrada, título conquistado no fim de semana no III Campeonato Nacional de Milha que decorreu em Eiras, Coimbra.
O atleta de Guimarães completou os 1609,34 metros em 4:14.19 minutos, batendo Diogo Fraga (Runtejo) e Rodrigo Lima (Sporting). João Azevedo conquistou ainda o título de Sub-23.
Qual o sentimento de conquistar um título absoluto? “É sempre um sentimento muito especial, ainda mais por ser o meu primeiro título Absoluto. É o reflexo de muito trabalho diário, dedicação e também do apoio de quem está todos os dias ao meu lado. Fico muito feliz por ver esse trabalho recompensado”, disse João Azevedo.
O atleta da EARO confessa que quando entra em prova luta sempre pela vitória… “Sempre que entro numa prova o objetivo é lutar pela vitória. Sabia que ia ser uma prova muito tática e equilibrada, mas sentia-me bem e acreditava que era possível, por isso o foco foi estar sempre bem posicionado”.
Quando sentiste que a vitória já não ia escapar? “A corrida foi bastante controlada na primeira parte, com um ritmo não muito elevado. Senti-me sempre confortável e bem colocado. Nos últimos 300 metros decidi atacar e aí percebi que podia discutir a vitória, embora tenha sido decidido mesmo até aos últimos metros”.
Estas vitórias são reflexo do teu trabalho e servem de motivação para o que ainda falta, ou podem também ser uma responsabilidade? “Sem dúvida que estas vitórias são fruto do trabalho que tem vindo a ser feito e servem como motivação para continuar a evoluir. Mais do que uma responsabilidade, vejo-as como um sinal de que estou no caminho certo e que o trabalho está a dar frutos”.
A EARO é um clube com uma forte aposta na Formação e sendo tu fruto dessa Formação, sentes que és um exemplo para os mais novos? “É um grande orgulho ser fruto da Formação da EARO. Sinto que posso ser um exemplo para os mais novos do clube, mostrando que com trabalho, consistência e dedicação é possível evoluir e alcançar bons resultados”.
Foto: FPA





