
O Maria da Fonte conquistou este domingo o título de Campeão de Sub-14 feminino da Associação de Basquetebol de Braga, numa Fase Final disputada no Pavilhão da Esc. André Soares.
No jogo decisivo a equipa da Póvoa de Lanhoso bateu o BC Barcelos, que tinha vencido a Fase Regular só com vitórias, por 38-50.
O conjunto treinado por Lara Fernandes entrou determinada a conquistar o título e o direito a disputar o apuramento para o Campeonato Nacional e, praticamente, sentenciou o jogo no primeiro tempo ao vencer pelos parciais de 4-7 e 3-17.
A perder por 7-24 ao intervalo, o BC Barcelos tentou dar a volta ao resultado no segundo tempo. Ainda venceu o terceiro quarto (19-14), mas não conseguiu ir além de um empate (12-12) no último.
O Maria da Fonte confirmou a vitória no campeonato e vai agora disputar a Fase de Apuramento com o Diogo Cão.
Maria Henriques foi a MVP do jogo com 14 pontos, 16 ressaltos e quatro roubos de bola.
Geovanna Silva foi a melhor jogadora do encontro.
Lara Fernandes, treinadora do Maria da Fonte, saiu de Braga “muito feliz e satisfeita com o que as meninas conseguiram fazer” e lembrou que “os dois primeiros jogos foram os mais difíceis, as meninas estavam muito nervosas e cederam à pressão da final, o que é normal porque estamos a falar de meninas de 12 e 13 anos”.
Sobre o jogo de domingo… “a final foi o nosso melhor jogo. Elas conseguiram controlar o jogo, as emoções e geriram muito bem o marcador até final”.
O que lhes disse no final do jogo? “Disse-lhes que elas estavam de parabéns, fizeram um excelente jogo, foi o nosso melhor jogo e isso permitiu-nos conquistar o título. Elas estão de parabéns”.
O que foi mais difícil de controlar nestes três dias? “Foram os nervos das meninas. Notou-se que elas estavam muito nervosas e nos dois primeiros jogos fizeram asneiras, mas disse-lhes tantas vezes para terem calma, que elas chegaram ao jogo com o BC Barcelos e conseguiram ultrapassar isso. Estavam nervosas, muito nervosas, mas foi um jogo que correu bem”, disse Lara Fernandes, que considerou que “elas entraram no último jogo com tudo aquilo que nos caracteriza… união, resiliência e muita vontade de jogar e ganhar”.
Lara Fernandes conquista assim o primeiro título como treinadora, mas como jogadora conquistou vários… Qual foi mais difícil? “Foi o conquistado este domingo. Enquanto jogadora sabia que tudo dependia de nós, da nossa cabeça. Agora controlar as emoções e as ideias de meninas de 12 e 13 anos é muito difícil. Se elas não quiserem, o treinador nada pode fazer”, disse a Lara Fernandes, que salientou que “mas correu bem, elas estiveram muito bem”.
Ainda se vive em clima de festa hoje? “Hoje já regressamos aos treinos. No fim de semana temos dois jogos complicados, mas dois jogos que queremos ganhar” referiu a treinadora do Maria da Fonte, que salientou que “jogar em Vila Real é sempre muito difícil, é um ambiente complicado. Mas estamos confiantes e motivadas para passar a eliminatória”.
A terminar, Lara Fernandes deixou uma mensagem ao grupo e aos pais que estão sempre lá… “Estou muito orgulhosa destas meninas, fizeram um trabalho muito bom e mostraram que quando se quer muito, conseguem atingir os objetivos. Um muito obrigado aos pais, que marcaram presença em todos os jogos e estiveram sempre a apoiar”.
CLASSIFICAÇÃO
1.º Maria da Fonte
2.º BC Barcelos
3.º SC Braga
4.º GDAS
CINCO IDEAL
Geovanne Silva (BC Barcelos)
Carolina Sampaio (Maria da Fonte)
Lara Oliveira (BC Barcelos)
Ângela Martins (GDAS)
Adriana Candé (SC Braga)
MVP
Geovanne Silva (BC Barcelos)





