
“Estou muito satisfeito com a prestação dos meus atletas” disse Rafael Ribas, treinador do SC Braga, sobre os resultados obtidos pela equipa bracarense no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta, que terminou terça-feira em Leira.
O SC Braga conquistou o primeiro lugar na Estatística de Medalhas em Juniores e foi sexto em Seniores.
Rafael Ribas considera que “quando o planeamento de treino e a dedicação dos atletas se fundem, os resultados falam por si” e adiantou que “durante os quatro dias eles tiveram uma atitude exemplar, com o foco sempre na competição e com os processos pré e pós prova nos timings certos. Dos 16 atletas que competiram com as cores do SC Braga, nove foram medalhados e oito foram Campeões Nacionais. É um rácio incrível”.
De referir que o SC Braga conquistou no total 14 medalhas de ouro – sete em Juniores, quatro em Sub-21 e três em Seniores – cinco de prata e 12 de bronze.
Terminado o ‘Nacional’ de Juniores e Seniores, segue-se já, este fim de semana em Quarteira, o Campeonato Nacional de Clubes da 1.ª Divisão, em que o SC Braga participa com as duas equipas (masculinos e femininos) e muita ambição…
“Para o ‘Nacional’ de Clubes levamos uma equipa mais jovem, comparativamente ao ano passado. Iremos lutar com a ‘prata da casa’, atletas que treinam diariamente com a equipa principal. Este é o melhor prémio que lhes posso dar, depois de todo o trabalho desenvolvido pelos atletas ao longo do macrociclo 1”.
Afirmando que “a estratégia está preparada, agora é por em prática”, Rafael Ribas considera que “seria brilhante a equipa feminina conquistar um Top 5 e os rapazes um Top 8”.
O SC Braga conquistou o ano passado classificações de todo (foi terceiro em masculinos e o quarto lugar em femininos), isso transmite mais responsabilidade à equipa ou serve de motivação? “Vamos com a mesma ambição e determinação, mas sabemos que a nossa equipa está numa fase de desenvolvimento e crescimento, comparativamente ao ano passado. Vamos dar o melhor em cada prova e lutar ponto por ponto”, garantiu Rafael Ribas.
Algum trabalho específico até sábado? “O trabalho específico nesta fase é o descanso e preparar a mente para quatro sessões exigentes”.





