João Baptista, vimaranense que alinha na Beeceler, foi o vencedor em Elites da 15.ª edição do BTT DHI da Penha, prova do Campeonato do Minho de BTT DHI, que se realizou domingo na mítica Montanha da Penha.
O ciclista de Guimarães, que fez o melhor tempo na primeira descida, teve uma manga final mais complicada, mas acabou por confirmar a vitória em Elites, com o tempo de 2:07.03 minutos, sendo o terceiro melhor tempo à Geral da Manga de Classificação.
João Baptista sai da Penha “satisfeito com a vitória e com a minha vontade de vencer” e salientou que “a descida final correu-me super mal, apanhei pó do atleta da frente, desconcentrei-me, errei, mas acima de tudo não desisti e isso levou-me à vitória”.
Esta foi a pista da Penha mais difícil que fizeste? devido, sobretudo, ao pó e ao piso? “Sem dúvida, a pista degradou-se bastante e isso tornou-a mais desafiante em ritmo de competição”.
Com este resultado assumes a liderança do campeonato, confiante? “Claro que sim, Vou lutar pelo título. Sinto-me bem e confiante”.
FILIPE SILVA (BIKE HOUSE) E JOSÉ RIBEIRO NO PÓDIO
Filipe Silva, Campeão do Minho em título, alcançou o segundo lugar em Elites do Downhill da Penha. O ciclista de Guimarães melhorou o tempo da primeira para a segunda descida (2:13.11 para 2:08.23 minutos), assegurando o segundo lugar da prova a 1.20s do vencedor.
No terceiro lugar ficou José Ribeiro, que correr como individual.
Pedro Oliveira (Bike House) fechou o top5, enquanto o seu colega de equipa Manuel Fernandes e Tiago Silva, do BTT Enduro Terras de Bouro, terminaram no top10.
Em Sub-23, Hector Quintero (Bici Verde CC) foi o grande vencedor ao fazer descida final em 2:04 minutos. Diogo Cunha, do RIONATURA, foi 13.º.
ANA LEITE VENCE EM FEMININOS
Ana Leite, vimaranense da AXPO Team Vila do Conde, venceu a prova feminina. A atleta de Guimarães fez a descida final em 3:06.29 minutos. Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha – Seia) foi segunda e Alexia Santervas (A Forna, A.d.) terceira.
Sandra Lopes, do BTT Pandilhas a Monte, alcançou a quarta posição e Paula Seoane (Bici Verde CC) fechou o top5.





