
José Cardoso foi ‘rei’ na prova de Juniores do BTT DHI da Penha, prova do Campeonato do Minho de Downhill, que decorreu ontem na mítica Montanha da Penha.
O ciclista de Barcelos, que fez a sua última prova em março, chegou, viu e venceu, numa das provas mais emblemáticas de Downhill do Minho. José Cardoso fez a descida final em 2:14.51 minutos, deixando o mais direto perseguidor, Filipe Freitas (Bike House DH Team/Guimarães) a mais de sete segundos.
No final da prova, José Cardoso, que na manga de qualificação tinha feito terceiro lugar, mostrou-se muito feliz e confessou que viveu “um misto de sensações”,
“Desde Padela não fiz mais provas e só voltei a treinar há quatro semanas com o objetivo de voltar a correr, reaver amigos e colegas. Daí a vencer… nunca imaginei”.
Depois do resultado na Manga de Qualificação – foi terceiro a menos de sete segundos do primeiro -, ficaste a percepção que podias chegar à vitória? “Sim. Fiquei contente por ver que ainda havia hipótese de ir à luta, mas já sabia que a pista estava muito incerta, devido ao terreno”, disse José Cardoso, que adiantou que “na final decidi arriscar, mas o objetivo era fazer uma descida limpa e correu bem”.
Como conseguiste contornar a questão da pista? “Principalmente, foi ter cabeça. Quando nos deparamos com uma pista incerta temos de saber controlar os nossos sentimentos, devemos ser o mais consistente possível, ter uma condução suave”, referiu o ciclista de Viatodos, que garante “estou muito feliz com este resultado e com o meu regresso às provas”.
FILIPE FREITAS E JOSÉ PEDROSO NO PÓDIO
Filipe Freitas, da Bike House DH Team/Guimarães, alcançou a segunda posição em Juniores, gastando mais 7.45 segundos que José Cardoso. O seu colega de equipa José Pedroso foi terceiro.
No top10 ficaram ainda Tomás Martins e Duarte Ribas.
AFONSO SOARES SEGUNDO EM CADETES
Em Cadetes o destaque vai para Afonso Soares, da BikeZone Team, que alcançou a segunda posição, tanto na descida de qualificação, como na final.
O ciclista de Guimarães percorreu a pista de DHI da Montanha da Penha em 2:16.38 minutos, sendo apenas ultrapassado por Enol Torre (Crono Bierzo).
Benjamim Vasconcelos, da Bike House, subiu ao terceiro lugar do pódio ao fazer o tempo de 2:19.38m.
Aron Porto (Bike House), Martim Ferreira (SC Travancinha) terminaram no top10.
Rodrigo Cunha (RIONATURA – Escola de Ciclismo Santo Tirso) foi 13.º em Juvenis.





