
“Partimos ambiciosos, mas sempre com os pés assentes no chão” é com este pensamento que Joana Magalhães, coordenadora técnica da Patinagem Artística da CP Areias, encara a participação na Taça da Europa de Patinagem Artística, que se realiza em novembro em Matosinhos.
A Taça da Europa é uma prova destinada exclusivamente para clubes ou atletas individuais filiados em cada Federação. Os atletas são apurados mediante o ranking nacional e nomeados pela Federação.
Joana Magalhães mostra-se entusiasmada, até porque “temos uma comitiva bastante elevada o que nos deixa bastantes felizes, mas igualmente com sentido de responsabilidade acrescido”.
Depois dos resultados obtidos no World Skate International Series e no Campeonato da Europa, o que se pode esperar da equipa nesta Taça da Europa? “Depois dos resultados obtidos em Itália sentimos que o trabalho está a dar frutos e isso dá-nos motivação extra. Claro que partimos ambiciosos, mas sempre com os pés assentes no chão, conscientes de que cada prova é diferente e que temos de lutar do primeiro ao último momento”, disse Joana Magalhães, que salientou que “o objetivo é continuar a crescer, competir ao mais alto nível e trazer bons resultados”.
Quanto à preparação, Joana Magalhães considera que tem corrido bem, mas lembra até à Taça da Europa a equipa tem ainda várias provas… “A preparação tem corrido bem, com treinos intensos e consistentes. Os atletas estão motivados e a responder de forma muito positiva. Temos, no entanto, um calendário bastante complexo: já no próximo fim de semana temos o Distrital de Benjamins, depois segue-se a Taça do Minho e, claro, a Taça da Europa. Isso obriga-nos a gerir muito bem as cargas de trabalho, mas sentimos que estamos no caminho certo e preparados para enfrentar todos estes desafios”.
De resto “Tenho sentido os atletas muito motivados e empenhados. Estão focados, confiantes e com uma energia muito positiva. Nota-se que acreditam no trabalho que está a ser feito e isso reflete-se em cada treino. Os mais novos estão super excitados com a oportunidade que têm pela frente, e os mais experientes têm dado o exemplo, puxando pelo grupo. Há um espírito de equipa muito forte. Sinto-me muito grata por ter esta equipa”.
O que lhes tem pedido? “Tenho-lhes pedido sobretudo concentração, disciplina e entrega total em cada treino. Que acreditem no processo, que confiem no trabalho e que não facilitem em nenhum momento. Também lhes tenho pedido espírito de equipa, porque só juntos conseguimos crescer e superar os desafios do calendário exigente que temos pela frente. Aos mais novos, peço que aproveitem a experiência com entusiasmo, e aos mais experientes que continuem a dar o exemplo”.
COMITIVA PARA A TAÇA DE EUROPA
Solo Dance
Infantil: Martim Machado
Juvenil: Tomás Ferreira
Pares de Dança
Infantil: Martim Machado e Diana Coelho
Juniores: Tomás Ferreira e Sara Branco
Patinagem Livre
Cadete: Tiago Leite
Pares Artísticos
Infantil: Martim Machado e Diana Coelho





