A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a grande vencedora do programa de Escolas do 48.º Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, que decorreu na manhã de sexta-feira em Santa Marta de Portuzelo.
A equipa de Barcelos, que teve atletas nas quatro categorias (Pupilos/Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis), concluiu a competição com nove pontos, tendo saído de Santa Marta com várias vitórias e subidas ao pódio.
O CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations, que também competiu nos quatro escalões, foi segundo com 22 pontos, enquanto o Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling, que conta com vários atletas do Minho, foi terceiro.
O FC Famalicão BTT, que participou na sua segunda prova do calendário da ACM, terminou na 11.ª posição e a Tensai/Sambiental/Santa Marta foi 13.ª. A Academia de Ciclismo do Alto Minho – SC Vianense, foi 19.ª classificada.
MARIANA PEIXOTO VENCE EM JUVENIS
Em termos individuais o destaque vai Mariana Peixoto Landeiro/KTM/Matias&Araújo, que fez, mais uma vez, jus à Camisola de Campeã Nacional da Juventude e saiu vencedora da prova feminina de Juvenis.
A ciclista de Barcelos fez a prova em 25.44 minutos, deixando a mais de um minuto Roccio Bello (Club Ciclista Ponteareas) e a sua colega de equipa Matilde Vale, segunda e terceira classificada respetiamente. Matilde Fernandes e Letícia Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) terminaram no top5.
Na prova masculina, Samuel Gomes, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, alcançou a terceira posição, ficando a escassos 12s do vencedor Mateo Hermida (CC Ponteareas). Martim Quitério (CCM – Clube de Ciclismo de Mirandela) foi segundo.
Duarte Marques (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) e Gonçalo Serra (UC Trofa) fecharam o top5.
Rodrigo Lopes (CC Barcelos) foi sétimo, Gabriel Lopes e Tiago Carvalho (Landeiro) e David Martins (Averomar) terminaram no top15.
MARIA LISBOA VENCE EM INFANTIS
Em Infantis, Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi a vencedora em femininos, terminando as duas provas do programa (Destreza e Linha) com o tempo de 8:50.346m. A ciclista de Palmeira deixou a mais de 20s a segunda classificada Madalena Costa (CE Gonçalves/Penacova/Azeitonense). Leonor Faria, do Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling, foi terceira.
Em masculinos, a vitória sorriu a Rodrigo Alves (Paredes – Reconco). O seu colega de equipa Rodrigo Ferreira foi segundo, e Francisco Faria (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Miguel Martins, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, que foi o segundo mais rápido na prova em Linha, terminou a prova na quarta posição, enquanto Francisco Rio (Paredes – Reconco) fechou o pódio.
Duarte Pedrosa, da Tensai/Sambiental/Santa Marta, foi o segundo melhor na Destreza, alcançou a sexta posição final, enquanto o seu colega de equipa Afonso Moreira foi oitavo e Mário Costa (CC Barcelos) nono. Pedro Freitas (Landeiro) fechou o top10.
LANDEIRO DOMINA EM INICIADOS
A Landeiro/KTM/Matias&Araújo dominou a prova de Iniciados e colocou quatro ciclistas no top5. Francisco Saleiro foi o vencedor, ao terminar as duas provas com o tempo de 2:19.905 minutos. Afonso Correia e Rodrigo Macedo ocuparam os lugares seguintes. Rodrigo Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi quarto e Martim Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) alcançou a quinta posição.
Guilherme Oliveira e Afonso Figueiredo (CC Barcelos) terminaram no top10.
Em femininos, Maria Costa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foi a vencedora, terminando as provas com o tempo de 3:09.915m. Irias Miguez (Lazal/Coziñas-GRAEGA) foi segunda e Emma Santos (NONSTOP Cycling Team) terceira. Manuela Chaer (Academia de Ciclismo do Alto Minho – SC Vianense) e Matilde Alves ((NONSTOP Cycling Team) terminaram no top5.
JOANA LOPES E MATEUS BARBOSA EM ALTA EM PUPILOS/BENJAMINS
Joana Lopes (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) venceu na categoria de Sub-9 após a conclusão das duas provas (sprint e destreza). Na segunda posição ficou Catarina Fernandes (NONSTOP Cycling Team) e Margarida Costa (CE Gonçalves/Penacova/Azeitonense) foi terceira. Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Gabriela Gomes (TOCAndar – Fortunna) completaram o pódio.
Afonso Sousa, do CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations, foi terceiro na prova masculina, ficando atrás de Francisco Amorim (NONSTOP) e Gabriel Cardoso (Paredes/Reconco). Bruno Silva (Grupo ccr-Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) foi quarto. No top10 ficaram ainda Santiago Ferreira (FC Famalicão); Mário Costa (CC Barcelos) e Leonardo Silva (Landeiro).
No grupo etário mais jovem (Sub-7), Mateus Barbosa (CC Barcelos AFF/HM Motor/Onda Foundations) foi o vencedor, deixando no segundo lugar João Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo). Gustavo Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Benjamim Cardoso (Paredes/Reconco) ficaram nos lugares imediatos. Beatriz Santos venceu em femininos.