
Iúri Leitão, vianense da Caja Rural-Seguros RGA, alcançou a terceira posição em Viseu, localidade que recebeu a chegada da quinta etapa da 86.ª Volta a Portugal.
O ciclista de Viana do Castelo bateu-se no sprint final com Brady Gilmore (Israel Premier-Tech Academy), que venceu, e Santiago Mesa (Efapel), que alcançou a segunda posição.
Com o mesmo tempo do vencedor terminou ainda Daniel Dias, da Rádio Popular – Paredes – Boavista -, que foi nono, e Pedro Silva (Anicolor – Tien 21), que cortou a meta no 40.º lugar, depois de ter andado na fuga e ter feito segundo lugar nas três contagens de Montanha (Bigorne, 2.ª Categoria; Carranqueira (4.ª Cat; e Ribafeita, 3.ª Cat), tendo vencido ainda a Meta Volante situada em Viseu.
Hélder Gonçalves (Rádio Popula) foi 42.º, a 12 segundos do vencedor, André Carvalho (Efapel) 59.º, Fábio Costa (Anicolor) 60.º.
César Fonte (Rádio Popular) foi 74.º, Andrey André (GI Group Holding – Simoldes – UDO) terminou no 87.º lugar e João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), que ontem sofreu uma queda que o deixou bastante combalido, foi 96.º.
Terminada a quinta etapa Pedro Silva ocupa o top15, a 2.15m do Camisola Amarela, o seu colega de equipa Artem Nych. O ciclista de Barcelos ocupa o quinto lugar no Combinado e o 11.º na Geral da Montanha.
Iúri Leitão lidera a Geral por Pontos, com 60 pontos, e é 64.º na Geral Individual.
Hélder Gonçalves é 32.º e César Fonte 45.º. André Carvalho ocupa o 55.º lugar, Andrey André o 60.º, Fábio Costa o 71.º.
Daniel Dias parte para a sexta jornada no 82.º lugar e João Matias no 91.º.
Esta terça-feira o pelotão goza um merecido descanso, que servirá também para que os ciclistas recuperem das mazelas destes primeiros dias de Volta a Portugal.
Fotos: Podium Events / Matias Novo – Fotografias
