CICLISMO

Sérgio Saleiro, Rúben Rodrigues, Pedro Miguel Lopes e Beatriz Pereira no Europeu de Estrada

Sérgio Saleiro, CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, Rúben Rodrigues, Bairrada, Pedro Miguel Lopes, Kelly/Simoldes/UDO, e Beatriz Pereira, Bairrada, estão convocados para integrarem a Seleção Nacional, que vai participar no Campeonato da Europa de Estrada, que se realiza em Trento, Itália, entre o dia oito e 12 de setembro.

A Seleção Nacional marca presença em Itália com 20 ciclistas distribuídos pelas categorias de Elites, onde o objetivo é a obtenção de bons resultados, e Sub-23 e Juniores, em que se pretende dar experiência internacionais aos atletas.

Dos convocados, salienta-se a estreia de Rúben Rodrigues, ciclista de Guimarães que ao serviço do Bairrada se sagrou Campeão Nacional de Fundo e foi quarto classificado na Volta a Portugal de Juniores.

Também o barcelense Sérgio Saleiro se vai estrear em corridas com as cores nacionais. O ciclista participou em treinos na seleção, mas segue agora para a Itália para disputar a prova de Fundo em Juniores.

Na prova de Juniores, mas em Femininos participa ainda a famalicense Beatriz Pereira, Campeã Nacional de Fundo. A atleta do Bairrada é já uma presença assídua nas Seleções Nacional. Ainda no fim de semana representou Portugal na prova da Taça das Nações, que se disputou em Espanha, mas tem agora um novo desafio… o Campeonato da Europa.

Pedro Miguel Lopes, ciclista de Guimarães que alinha na Kelly, é outro dos nomes de peso na Seleção Nacional, desta feita de Sub-23.

O ciclista vimaranense, que tem estado em alta nas provas nacionais, já este ano esteve ao serviço da Seleção Nacional de Sub-23 em duas provas da Taça das Nações.

 

RÚBEN RODRIGUES: “É UM PRÉMIO E UM ORGULHO PODER REPRESENTAR O MEU PAÍS”

 

Rúben Rodrigues recebeu a convocatória com enorme entusiasmo, afinal é a concretização de um sonho…

“Era algo que eu ambicionava há alguns ano: poder representar a Seleção Nacional num Campeonato da Europa”, disse o ciclista de Guimarães, que no último domingo alcançou a quarta posição na Volta a Portugal de Juniores.

Rúben Rodrigues referiu que “este ano trabalhei muito para estar a um bom nível e, sem dúvida, é um prémio e um orgulho poder, finalmente, representar o meu país”.

O ciclista de Guimarães sabe que não vai ter tarefa fácil no Europeu: “sei que as estreias nunca são fáceis, mas esta época já deu para ter uma amostra do que vão ser os Europeus. Eu, o Morgado e o Gonçalo competimos em muitas das importantes corridas do calendário internacional e acho que estamos minimamente preparados para este Europeu”.

“Não vai ser nada fácil. mas acho que este vai ser um bom ano para adquirimos mais um pouco de experiência visto que é o nosso primeiro ano no escalão”.

Rúben Rodrigues participa na prova de Fundo, que está marcada para dia 10, e, por isso, junta-se à seleção no dia oito. A uma semana no arranque do Europeu, o ciclista do Bairrada diz-se “mais ansioso do que nervoso”.

Este último mês tem sido de grandes emoções para ti? “Sem dúvida…já estava a ser um ano perfeito e emocionante por causa das conquistas da equipa e dos meus colegas, mas este mês foi a cereja no topo do bolo. Não podia estar a correr melhor”, referiu o Campeão Nacional de Fundo em Juniores.

 

SÉRGIO SALEIRO: “NÃO ESTAVA MUITO À ESPERA… VOU TENTAR DAR O MEU MELHOR”

 

Sérgio Saleiro, do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, mostra-se motivado para se estrear em corrida pela Seleção Nacional de Juniores.

O ciclista de Barcelos diz-se “muito satisfeito” por fazer parte da convocatória, embora saliente que “não estava muito à espera de ser chamado à Seleção”.

“Com as corridas que fiz durante a época, em que tenho aparecido, praticamente, em todas no top10, acho que merecia este prémio e fico muito feliz por poder representar a Seleção Nacional”.

Quanto a objetivos, Sérgio Saleiro referiu que “vou tentar dar o meu melhor e fazer uma boa corrida”.

Sérgio Saleiro que vai participar na prova de Fundo, com uma extensão de 107,2 quilómetros, considera que a sua participação na Volta a Portugal foi um bom teste para o Europeu: “deu para aumentar o ritmo competitivo e isso é bom para aquilo que vou encontrar no Campeonato da Europa”.

O ciclista de Barcelos diz-se tranquilo… “mas com o aproximar do dia da prova é normal que fique mais nervoso”.

 

CONVOCADOS

 

José Poeira convocou 20 ciclistas para este Campeonato da Europa. Em Juniores, os convocados são: António Morgado, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Sérgio Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousa) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Em Sub-23 vão alinhar Fábio Fernandes (EFAPEL), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO).

Em Elites vão alinhar João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), Nélson Oliveira (Movistar Team), Rafael Reis (EFAPEL), Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo), Rui Costa e Rui Oliveira (UAE Team Emirates).

Já Ana Rita Vigário chamou três Juniores para este Campeonato da Europa: Beatriz Pereira (Bairrada), Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS