
Roberto Ferreira, que no fim de semana conquistou os títulos de Campeão Nacional de XCC e XCO, é um dos ciclistas que vai representar a Seleção Nacional de BTT no Campeonato da Europa de MTB, que arranca amanhã e decorre até domingo em Melgaço.
Depois de um fim de semana em grande, o ciclista de Valongo foca-se agora nas duas provas que vai fazer – XCC e XCO – no ‘Europeu’, tendo como objetivo “dar o meu melhor e ver até onde isso me leva”.
“Trabalho sempre para dar o meu melhor, para melhorar de ano para ano, mas não posso estabelecer uma meta. Tenho os pés bem assentes no chão e sei que numa corrida muita coisa pode acontecer”, disse Roberto Ferreira, que lembrou que “o ano passado consegui um 28.º. A ver se este ano consigo fazer uma boa prova”.
Para o ciclista da Seleção Nacional “as provas neste nível (Europeu) são muito imprevisíveis, espero encontra num dia bom ou muito bom. Sinto-me com mais força que o ano passado, mas neste tipo de provas são muitos os favores que nos permitem andar na frente ou não, como a sorte, como a forma ou a infelicidade dos adversários. É uma prova que de decide num dia, em hora e meia. Tem que sair tudo bem para se conquistar um resultado no top25”.
Experiente neste tipo de provas, Roberto Ferreira salienta que “tento partir para as competições sem criar expetativas, isso afeta-nos durante a competição. Sei que estou bem, vou chegar ao ‘Europeu’ em boa forma, estive duas semanas em estágio em altitude, mas eu só controlo o que posso fazer até lá”.
Afirmando que “o importante é ter a mente forte”, Roberto Ferreira referiu que “vai ser corrida dura, intensa, muito rápida. O que interessa é dar o meu melhor e fazer uma boa corrida…
o resultado vem por consequência e não é, nem deve ser, o objetivo”
Vens de um fim de semana muito positivo – com a conquista dos títulos de Campeão XCC e XCO -, isso pode ter algum tipo de influência no Campeonato da Europa? “Para além dos títulos, que sabem sempre muito bem, as sensações no ‘Nacional’ foram boas, sinto que estou em boa forma e, claro, que vou mais confiante para Melgaço”.
Referindo que “os títulos conquistados no fim de semana dão uma motivação extra”, Roberto Ferreira salienta que “são provas muito diferentes, o nível competitivo no ‘Europeu’ é muito alto, mas claro que saio dos ‘Nacionais’ confiante e com boas sensações”.
Agora é mudar o ‘chip’ para o Campeonato da Europa? “Basicamente, é tentar não mudar o ‘chip’, manter o foco, a vontade e a força para dar o meu melhor no ‘Europeu’. Depois destas competições então sim, será hora de parar, descansar, estar com a família e festejar os títulos do fim de semana”.
Sobre a pista de Melgaço, Roberto Ferreira afirmou que “competi lá na Taça de Portugal no início do ano e gostei. Aliás eu gosto de competir em Melgaço. São provas sempre muito bem organizadas. Trabalham muito bem e têm por hábito ir lá fora para ver como se fazem as coisas. Ainda recentemente estiveram nas Taças do Mundo.
O Campeonato da Europa de MTB de Melgaço conta com a participação de 19 atletas nacionais – entre eles o minhoto João Cruz – e ainda Rafael Sousa, atleta que passou pela formação da ACR Roriz.
A competição arranca esta quarta-feira com as qualificações de XCC. Na quinta-feira realizam-se as finais de XCC, em que Roberto Ferreira também vai participar, modalidade em que conquistou já um sexto lugar.