
“Foi uma época histórica para o SC Braga” foi desta forma que Pedro Grenha, treinador do SC Braga, começou por abordar a época da equipa bracarense, que garantiu a subida à Liga masculina de Basquetebol.
O SC Braga garantiu a subida direta ao escalão mais alto do Basquetebol ao vencer a Fase de Promoção, depois de ter terminado a primeira fase no segundo lugar em igualdade pontual com o Vasco da Gama, equipa que acabou por garantir a subida de divisão ao vencer o play-off e sagrar-se Campeão Nacional.
Pedro Grenha lembra que “no final da época 2023-2024 assumimos, sem receio, o objetivo de construir uma equipa que nos permitisse competir para ganhar e lutar pelo objetivo de colocar o clube, pela primeira vez, no mais alto patamar do Basquetebol português. Durante a Fase Regular mostramos ser a equipa mais consistente e, por esse motivo, fechamos esta fase no primeiro lugar e asseguramos o principal objetivo da época desportiva”.
Afirmando que “é verdade que seria importante adicionar, a este feito, a conquista de um título nacional”, Pedro Grenha salienta que “o facto de o nosso percurso ter terminado nas meias-finais, não diminui a dimensão histórica da época que protagonizamos”.
O que foi mais difícil este ano e qual foi o ponto forte do SC Braga para garantir a subida? “Mais do que referir as dificuldades, prefiro destacar a nossa capacidade para as superar e a resposta que sempre procuramos dar perante os momentos menos bons. Em primeiro lugar, destacar as condições de trabalho que o SC Braga oferece no que às instalações desportivas diz respeito. Felizmente, temos o privilégio de trabalhar num recinto desportivo de excelência, a todos os níveis. Em segundo lugar, uma palavra para a capacidade de resposta do clube perante as lesões graves e saídas inesperadas que tivemos ao longo da época. A abertura para reforçar a equipa permitiu colmatar estas ausências e manter intactas as nossas aspirações. Por último, não posso deixar de referir, como fator decisivo, a determinação e capacidade de trabalho da nossa equipa técnica. O facto de nenhum de nós jamais se sentir sozinho aumenta a confiança para enfrentar os desafios no caminho”.
Ainda há relativamente pouco tempo (anos), o SC Braga defrontava o Sporting para a Taça de Portugal agora vai defronta-lo na Liga… foram exigentes estes últimos anos? “Mais do que um objetivo assumido para a época 2024-2025, a conquista do direito desportivo para competir na Liga Betclic foi um sonho que nos acompanhou desde o primeiro dia”, disse Pedro Grenha, que garante que “sempre que “recuar”, vou, certamente, sentir um enorme orgulho pelo trajeto e pelo trabalho realizado. No entanto, não vejo este momento como um destino final”.
Já se começa a olhar e a preparar a nova época? “Claro que sim. O que nos move não poderá ser diferente do que nos trouxe até aqui: construir para chegar mais longe”.