“O IV Troféu 3D-BHP Liga Minho 2025, que também foi o III Torneio 3D Internacional de Pinheiros correu lindamente”, disse Anabela Lima, responsável da Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA), sobre a prova que decorreu no passado domingo na Zona de Lazer de Pinheiros.
A responsável da SATA referiu que “todos os arqueiros ficaram satisfeitos e encantados com o percurso, que, comparativamente aos primeiros dois Torneios 3D internacionais de Pinheiros, foi mais alargado, para poder acolher o Troféu da Liga, uma vez que incluía mais animais, os 20 animais/alvos 3D obrigatórios nas competições ASA”.
Anabela Lima destaca a final shootdown como um dos pontos altos da competição… “A maioria dos arqueiros presentes, sendo espanhóis e ainda pouco familiarizados com as regras da ASA (Archery Shooters Association), foram surpreendidos com a final chamada shootdown, pois em Espanha não existe. Trata-se de uma final com tiros em linha para animais a diversas distâncias, apenas para os melhores três a cinco arqueiros de cada categoria e que permite somar mais pontos para o ranking final que irá determinar a finalíssima e consagrar o arqueiro do ano”.
Assim “mesmo aqueles atletas que não eram suficientes nas suas categorias e que por conseguinte não foram chamados para o shootdown, no final, quiseram experimentar apenas para desfrutar de um momento diferente. Ainda faltam três provas para terminarmos a Liga Minho 2025 e ainda haverá outra prova com shootdown”.
QUINTA DO HOSPITAL RECEBE QUINTA PROVA
O Troféu 3D-BHP Liga Minho 2025 sofre agora uma interrupção… “A próxima prova será apenas no dia 13 de julho na Quinta do Hospital, em Ceivães – Monção. Temos agora uma pequena pausa de dois meses para dedicar-nos também ao Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Tiro com Arco”, disse Anabela Lima, que salientou que “neste espaço de tempo, contamos levar alguns dos nossos atletas a dois Troféus da Liga Nacional 3D-BHP 2025, em Viseu e em Tondela, de forma a aumentarmos também a possibilidade de pontuarem e serem apurados para a finalíssima que terá lugar a 14 de setembro em Cernache e onde se irão reunir todos os melhores atletas do país”.
Expetativas para o que falta da Liga Minho? “Nesta fase estamos muito mais confiantes com o sucesso deste primeiro ano da Liga Minho, estamos a ganhar experiência e a satisfação dos arqueiros comprova que estamos no bom caminho. Este troféu teve muitos atletas experientes do Porto, Viseu, Tondela e Coimbra, atletas que já participaram da Liga Nacional nos anos anteriores, pelo que a opinião deles foi para nós muito importante e não podia deixar-nos mais satisfeitos.”