
“Fui muito feliz a correr e a sentir o apoio do público, o ambiente que se vive numa competição destas é inexplicável” disse Ana Marinho, atleta de Joane, a propósito da sua participação nos Campeonato Europeus de Estrada, que se realizou no fim e semana em Bruxelas, na Bélgica.
Ana Marinho estreou-se como Absoluta na Seleção Nacional de Atletismo num Europeu e faz um balanço muito positivo.
“Foi o meu primeiro Europeu no escalão de Absolutos, é uma experiência única poder correr no mesmo palco que os melhores da Europa” referiu a atleta de Joane, que salientou que “a experiência foi muito positiva, sentia-se a união de todos aqueles que representavam o nosso país nesta competição, tínhamos todos o mesmo objetivo, correr o mais rápido que conseguíssemos e ter a melhor qualificação possível”.
Quanto à prova em si… “O percurso era duro e exigente, dei o melhor que consegui para honrar o nosso país”.
O que mais gostaste nesta experiência? “O ambiente… o que se vive numa competição destas e o ambiente incrível da nossa comitiva vão ser, sem dúvida, as coisas que irei recordar sempre”.
Ana Marinho afirmou ainda que “a FPA deu-nos a oportunidade de vivenciar um momento único e mostrou, sem dúvida, que apoia os seus atletas e que aposta e reconhece o seu trabalho e dedicação”.
Em algum momento sentiste o nervosismo? “Claro, acho que todos sentimos a responsabilidade do símbolo que levávamos ao peito, o nervoso miudinho antes da prova, da vontade de querer fazer as coisas bem e deixar toda a gente orgulhosa” disse Ana Marinho, que salientou que “mas isso também faz parte… e quando se ouve o tiro de partida tudo passa e o foco é apenas o de dar tudo naquele momento”.
Quanto ao resultado final – o 64.º lugar com o tempo de 34:16 minutos – Ana Marinho referiu que “estou contente com o resultado, uma vez que, na ‘start list’ encontrava-me com a 73.ª melhor marca e consegui terminar a prova em 64.º lugar. No entanto, sei que consigo correr mais rápido, por isso, considero-me feliz sim, mas não satisfeita”.
Quanto ao futuro… “É continuar a treinar para preparar a época ao Ar Livre e tentar melhorar os meus recordes pessoais”.