
Carlos Cruz, vianense do Guilhabreu MTB Team, e Leandra Gomes, ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha na SAERTEX Portugal/CRIAZinvent, estiveram em grande evidência na 9.ª Maratona BTT Paredes de Coura, prova de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma e pontuável para a Taça de Portugal de BTT XCM.
A prova, marcada pela beleza das suas paisagens, contou com a presença de cerca de duas centenas e meia de ciclistas que deram um colorido diferente a Paredes de Coura.
Carlos Cruz, que em 2019 trocou o Remo pelo BTT e se estreou nas Maratonas, precisamente, em Paredes de Coura e logo com uma queda com consequências mais ou menos graves (partiu um braço) e que ainda o ano passado não terminou a corrida por ter partido uma roda, conquistou este domingo o prémio da sua persistência… a conquista da primeira vitória na Taça de Portugal.
Carlos Cruz terminou a prova de 93,6 quilómetros, com um desnível total acumulado de 2250 metros, em 4:16:43 horas e, para além, de vencer a segunda prova da Taça, reconquista o título de Campeão do Minho de Maratonas BTT em Elites.
CARLOS CRUZ: “A PRIMEIRA PROVA NUMA TAÇA DE PORTUGAL É SEMPRE UM MARCO”
“A primeira vitória numa Taça de Portugal é sempre um marco”, começou por afirmar o ciclista de Viana do Castelo, que salientou que “para quem anda nisto é muito importante conquistar resultados destes.
Carlos Cruz referiu que “não tinha as melhores recordações desta prova em Paredes de Coura. Foi aqui que fiz a minha primeira prova e parti o braço, o ano passado parti aqui uma roda… mas hoje consegui a vitória e estou muito feliz”.
JOSÉ SIMÕES E JOSÉ RIBEIRO NO TOP5
Ainda em Elites de salientar o quarto lugar de José Simões, famalicense do Grupo CCR – Ap-Motors-Lobos Averomar Cyclin, ele que tem como aposta este ano as Maratonas. José Simões terminou a prova ao fim de 4:24:20 horas.
José Ribeiro, do JoaneBTT/Trilhosbiuke/Vaporjane, fechou o top5.
Luís Pereira (JoaneBTT) foi sexto e Ivan Sá (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ ElectroMinho), Campeão em 2024, terminou na oitava posição, enquanto Tiago Costa (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi 10.º.
LEANDRA GOMES SAGRA-SE CAMPEÃ DO MINHO
Leandra Gomes, da SAERTEX Portugal/CRIAZinvent, sai de Paredes de Coura com o título de Campeã do Minho e o segundo lugar na Taça de Portugal de Maratonas BTT.
A ciclista da Póvoa de Lanhoso completou a prova em 4:51:32 horas, cortando a meta na segunda posição, atrás de Melissa Maia (Guilhabreu), ascendendo assim ao grupo das segundas classificadas no ranking da Taça de Portugal em Elites femininas.
Tânia Lima (SAERTEX), Campeã do Minho em 2024, foi quarta classificada, enquanto Alessia Teixeira (Bombos S. Sebastião) foi sexta classificada.