“Este é um momento especial para nós, é um marco importante no nosso crescimento como clube e agora também como organizadores de uma Liga no Minho, inserida no Campeonato Nacional da 3D-BHP”, foi desta forma de Anabela Lima, responsável da Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA), abordou o IV Troféu da Liga Minho 3D-BHP, que se realiza domingo na Zona de Lazer de Pinheiros.
A responsável da SATA lembrou que “este IV Troféu da Liga Minho 3D-BHP, não só está inserido na Liga 2025 como também é o nosso III Torneio 3D Internacional de Pinheiros. Foi precisamente no II Torneio 3D de Pinheiros, há um ano que surgiu o convite por parte do presidente da Associação 3D-BHP, António Braga, de nos juntarmos e criar uma Liga Minho em 2025”.
“António Braga participou do II Torneio 3D de Pinheiros como arqueiro e não só ficou encantado com o local, a Zona de Lazer de Pinheiros, como também apreciou a organização da prova, razão pelo qual nos fez o convite”.
UM TORNEIO COM CAUSA
Anabela Lima refere que esta “é uma prova muito esperada por quem já participou nos torneios anteriores em Pinheiros, pelo espaço encantador e agradável que a Zona de Lazer nos oferece ” e salientou que “o apoio incondicional da Junta de Freguesia de Pinheiros permite-nos oferecer aos participantes uma experiência única e inesquecível. Além de permitir o uso do espaço, a J. F. de Pinheiros providência toda a limpeza do terreno e apoio logístico necessário. No final, juntamo-nos ao executivo na ação de sensibilização “Mês de abril, mês da prevenção dos maus-tratos na infância”.
O que diferencia este torneio dos anteriores? “Além da importância simbólica desta prova, esta será também diferente das outras, com um percurso de 20 alvos/animais 3D como habitualmente, mas com apenas um tiro em cada um deles, nas outras provas são sempre dois tiros a distâncias diferentes. Esta tem um percurso mais rápido por ter menos tiros, mas terminará com uma final chamada de shootdown para a qual serão selecionados de três a cinco atletas melhores classificados por divisão/escalão. Ao longo das sete provas da Liga, apenas duas são com este formato, sendo que esta é a primeira” referiu Anabela Lima, que explicou que “isto é algo a que os arqueiros portugueses da 3D-BHP estão familiarizados, mas que será uma novidade para os arqueiros espanhóis”.
CERCA DE QUATRO DEZENAS DE INSCRITOS
O IV Troféu da Liga Minho 3D-BHP/III Torneio 3D Internacional de Pinheiros, superou já as inscrições das provas anteriores. Anabela Lima referiu que “a nível de inscrições, esta prova supera todas as outras, temos 39 arqueiros inscritos, desta vez um pouco mais equilibrado com 15 atletas portugueses vindos de vários pontos do país e 24 espanhóis” e adiantou que “esperamos que seja mais uma vez um sucesso e que, com isso, consigamos a cada troféu aumentar em número de participantes”.
A responsável da Subzone Academia de Tiro com Arco lembrou que “sendo também o III Torneio 3D Internacional de Pinheiros contamos com o apoio do Município de Monção, além da Junta de Freguesia de Pinheiros e dos parceiros habituais” e “o evento está aberto ao público, o espaço em que se insere permite o acompanhamento do público de forma segura o que torna também a prova excecional”.