
“O Campeonato Nacional não correu exatamente como esperava, mas também não foram um desastre”, foi desta forma que João Lopes, treinador da Associação Desportiva de Fafe, abordou os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores, Absolutos e Open, que decorreram no fim de semana no Jamor.
O conjunto de Fafe sai dos ‘Nacionais’ com um título de Campeão Nacional, por intermédio de António Costa nos 200m Mariposa em Juniores. O mesmo nadador ficou às portas do pódio nos 400m Livres.
João Lopes considera os ‘Nacionais’ “tivemos momentos positivos, como manter a consistência em certos estilos e cumprir os tempos de entrada em algumas provas. No entanto, também ficou claro que há margem para melhorar, especialmente nos detalhes técnicos como as viragens e as partidas”.
“Nos treinos que fizemos lá e nos aquecimentos senti os atletas muito bem, mas faltou um pouco mais de foco ou gestão da ansiedade em certos momentos decisivos” referiu o treinador da AD Fafe, que adiantou: “foi um bom momento para ver onde temos de melhorar e de aprendizagem quer para mim, quer para os atletas que ainda são jovens e têm muito para melhorar”.
Qual foi o ponto mais positivo? “O ponto mais positivo destes campeonatos foi mesmo o título nacional aos 200m Mariposa” disse João Lopes, que salientou ainda a união da equipa: “a equipa é muito unida, são todos muito amigos e acho que isso é fundamental num desporto como a natação”.
A AD Fafe continua a trabalhar, até porque “ainda temos competição no próximo fim de semana em Felgueiras. Vai correr melhor certamente e depois vamos ter um pequeno período de férias para recarregar energias e voltar mais fortes do que nunca”.
A AD Fafe compete no Meeting Internacional de Felgueiras, que se realiza sábado e domingo, com oito nadadores.
