O Clube de Ténis de Mesa das Taipas aguarda, com expetativa, a autorização para o regresso aos treinos e às competições. Domingos Marques, presidente do Clube de Ténis de Mesa das Taipas, acredita que a Formação pode ainda competir esta época, desde que as provas arranquem em março. Já os Seniores, a lutar pela manutenção na II Divisão, fizeram apenas dois dos nove que deveriam ter feito.
O Clube de Ténis de Mesa das Taipas regressou aos trabalhos, depois do primeiro confinamento em meados de outubro, sempre muito condicionados e seguindo todas as regras impostas pela DGS e pelas escolas, pois o clube treina no pavilhão da escola…“estivemos a treinar até ao dia 12 de janeiro e desde então voltamos para casa, estamos sem treinar/competir”.
De resto, o clube das Taipas, que milita do Campeonato Nacional da II Divisão, mal se estreou nas competições esta época: “ainda só realizamos dois jogos, quando, pelo calendário inicial, já deveríamos estar na nona ou 10.ª jornada, no final da primeira volta”.
Domingos Marques acredita que “se a partir de março (mas tem de ser no início) as coisas estiverem melhores e nos for permitido, ainda vamos a tempo de fazer competições para as camadas jovens. As principais começariam sempre durante este mês, mas em número muito reduzido. Nós temos um grupo de cerca de 15 atletas do escalão de Formação, que aguardam pelo início das competições, época 2020-2021”.
DOMINGO MARQUES: “CORRE-SE O RISCO DE DESINTERESSE E ABANDONO DE ALGUNS ATLETAS”
“Este novo confinamento será muito negativo (já o é) para a modalidade e para o desporto em geral” refere Domingos Marques, que salienta que “corre-se o risco de desinteresse e abandono de alguns atletas”.
Quanto ao escalão Sénior “estamos em pé de igualdade com os outros clubes, isto é desânimo pela falta de jogos”.
Domingos Marques lembra que no primeiro confinamento não sentiu o abandono dos atletas no CTM Taipas: “agora vamos ver”.
“Os nossos treinos são numa escola, portanto, não podemos treinar. Até aqui temos mantido, através do Rafael Magalhães, alguns contactos com os atletas. Mas dentro de dias, e porque está prestes a fazer um mês que paramos, vamos contactar os atletas mais novos para evitar que eles caiam no desânimo e para que se mantenham ligados ao clube e à modalidade. Penso que a amizade e a confiança vão prevalecer sempre. Vamos aguardar e ver como se desenrolam as coisas”.
O Ténis de Mesa acaba por ser uma modalidade possível de praticar em casa, mas Domingos Marques refere que “depois de alguns treinos e jogos, essa modalidade de treinar em casa deve tornar-se desinteressante porque já não chega para aquilo que eles sabem e querem fazer”.