BASQUETEBOL

GDAS vence SC Braga e sagra-se Campeão Distrital de Sub-14

O Grupo Desportivo André Soares sagrou-se Campeão Distrital de Sub-14 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga ao bater na final o SC Braga por 74-67.

As duas equipas, que terminaram a Fase Regular com os mesmos pontos, chegaram à final só com vitórias e, por tudo isso, esperava-se um jogo muito disputado, mas GDAS e SC Braga superaram as expetativas. Assistiu-se a um jogo intenso, disputado a grande velocidade e com algumas alternâncias no marcador. De resto, à entrada para o último quarto tudo estava ainda em aberto…

Com o pavilhão completamente cheio, o GDAS entrou com tudo, mas a bola só entrou no cesto ao fim de dois minutos de jogo.

No primeiro quarto foram muitas as alternâncias no marcador. Nos últimos minutos os atletas de Carlos Ferreira acusaram um pouco a responsabilidade de jogarem em casa e o SC Braga aproveitou para se adiantar no marcador e venceu o parcial por 10-16.

O segundo quarto, e depois de ‘chamados à terra’ pelo treinador, o GDAS entrou mais assertivo e venceu por 20-11, chegando ao intervalo na frente do marcador.

O intervalo fez bem ao GDAS, que entrou demolidor e chegou a ter 19 pontos de vantagem. Com cerca de cinco minutos para jogar, o SC Braga, embalado por Fabiano, reagiu e foi diminuindo a desvantagem. O GDAS ganhou o parcial por 26-18.

Com o placard a marcar 56-45, o último quarto prometia ser ainda mais intenso…Os atletas das duas equipas deram tudo em campo e presentearam os muitos adeptos que se deslocação ao Pavilhão da Esc. André Soares com um grande espetáculo.

A pouco mais de dois minutos do fim as duas equipas estavam separadas por apenas cinco pontos…O SC Braga venceu o parcial por 18-22, mas não conseguiu anular a desvantagem e o GDAS sagrou-se, em casa, Campeão Distrital de Sub-14.

Fabiano Ferreira (SC Braga) foi o melhor jogador do encontro, com 32 pontos, 13 ressaltos e 10 roubos de bola.
Henrique Peixoto foi o melhor jogador do GDAS com 10 pontos e 16 ressaltos.

O jogo ficou ainda marcado pela amostragem do Cartão Branco para “toda a bancada”. Victor Carneiro,  o árbitro principal do jogo homenageou assim o Fair Play e o bom comportamento dos adeptos das duas equipas.

CARLOS FERREIRA (GDAS): “ESTA FOI UMA VITÓRIA DA EQUIPA”

“Esta foi uma vitória da equipa” foi assim que Carlos Ferreira, treinador do GDAS, abordou a vitória da sua equipa na Fase Final de Sub-14.

Para o treinador do GDAS a equipa “hoje demonstrou em campo tudo aquilo que temos vindo a treinar. Nos dois primeiros jogos estiveram muito nervosos, mas hoje conseguiu-se soltar do princípio até ao fim”.

Sobre o jogo, Carlos Ferreira afirmou que “já era de esperar um jogo ‘taco a taco’. Nós já nos conhecemos muito bem e, por isso, não foi nenhuma surpresa o que as duas equipas apresentaram em campo”.

O que disse aos jogadores do intervalo? “Que acreditassem neles próprios, que eles tinham capacidades para ganhar o jogo e que eles tinham de me provar a mim que eram capazes de ser Campeões”.

Afirmando que “é um título justo por tudo o que fizemos até aqui”, Carlos Ferreira lembrou o primeiro jogo do campeonato, que perdeu com o SC Braga (a única derrota no Campeonato Distrital), e das declarações que, então, deu ao Desportivo do Minho… “Na altura disse que não era como começava, mas como acabava e somos Campeões”.

Quanto ao futuro… “Agora vamos disputar a Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional com o CB Viana. Se tudo correr bem vamos para o Campeonato Nacional e aí é o que nos deixarem fazer”.

FABIANO FERREIRA (SC BRAGA) O MVP DA FASE FINAL

Fabiano Ferreira, do SC Braga, foi eleito o MVP da Fase Final e mostrou-se feliz com a distinção.

“Estou muito feliz e sinto-me bem por ser o MVP e fazer parte do Cinco Ideal”, disse Fabiano Ferreira, que adiantou que “estas distinções só foram possíveis com a ajuda dos meus amigos e colegas de equipa”.

“Eu esforcei-me, incentivei os meus colegas, gritei e puxei por eles quando estava no banco e dei o máximo quando estava no campo. Mas eles também me ajudaram e muito. Foi um trabalho de equipa”, disse Fabiano Ferreira, que confessou: “eu gostei muito de ter recebido o prémio, trabalhei muito para chegar a esta final e estar no meu melhor”.

CINCO IDEAL

José Vieira (GDAS)

Miguel Azevedo (Vitória SC)

Santiago Santos (GDAS)

Gonçalo Martins (Famalicense)

Fabiano Ferreira (SC Braga)

FAMALICENSE TERCEIRO

O Famalicense venceu o Vitória SC por 41-61 e garantiu a terceira posição no Campeonato Distrital de Sub-14.

O jogo teve duas parte bem distintas. O primeiro período assistiu-se a um jogo equilibrado, com o Famalicense a vencer o primeiro quarto por 11-13 e o Vitória SC a ganhar o segundo por 15-11.

No segundo tempo, o Famalicense tomou conta do jogo e venceu pelos parciais de 9-22 e 6-15.
Gonçalo Martins (Famalicense) foi o melhor jogador em campo com 12 pontos, 10 ressaltos e seis roubos de bola.

Ricardo Santos foi o melhor jogador do Vitória SC com oito pontos, oito ressaltos e dois roubos de bola.

CLASSIFICAÇÃO

1.º GDAS

2.º SC Braga

3.º Famalicense

4.º Vitória SC

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...