“Estamos a encarar esta Fase Final com muita motivação e entusiasmo”, foi assim que Ricardo Santos, treinador do Vitória SC, começou por abordar a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca esta noite no Pavilhão Desportivo de Vale de São Cosme, em Famalicão.
Para o treinador do Vitória SC “esta é uma oportunidade de demonstrar o trabalho que temos realizado ao longo da época. O foco está em competir com seriedade, sermos resilientes e apresentar a nossa melhor versão em cada jogo. Queremos crescer como equipa e, principalmente, desfrutar deste momento, que é especial para todos nós”.
Como correu a preparação? “A preparação correu bem dentro das possibilidades, mas ainda sentimos que o campeonato de Sub-18 tem falta de jogos e isso inibe a nossa progressão”, disse Ricardo Santos, que exemplificou: “durante a pausa do campeonato, notamos que equipas da região do Porto, por exemplo, continuam a competir com regularidade, enquanto nós não conseguimos realizar amigáveis suficientes para manter o ritmo competitivo. Apesar disso, a equipa mostrou-se motivada e focada nos treinos e estamos prontos para dar o nosso melhor nesta Fase Final”.
Sobre os adversários, Ricardo Santos afirmou que “queremos respeitar muito os nossos adversários, pois durante o campeonato os jogos foram sempre muito equilibrados, chegando mesmo a prolongamento em algumas ocasiões. Sabemos que o SC Braga mostrou mais força durante o campeonato, o que se refletiu nos resultados. Por outro lado, o FamaBasket surge nesta Final Four vindo da Série B, mas com um grupo de jogadores que já se conhecem há bastante tempo e que demonstraram muita determinação e garra, conquistando com mérito o seu lugar”.
Afirmando que “na Final Four começamos todos com 0 a 0”, o treinador do Vitória SC referiu que “vamos encarar cada adversário com respeito, focados em competir ao nosso melhor nível”.
Qual a grande vantagem do vitória para esta Fase Final? “A nossa principal vantagem é o trabalho coletivo e o compromisso que temos demonstrado ao longo da temporada. Somos uma equipa que procura sempre aprender e melhorar, ajustando-se às dificuldades com determinação. Este espírito de evolução e adaptação será essencial para competirmos ao nosso melhor nível nesta Fase Final”.
De referir que o Vitória SC tem o seu primeiro jogo esta noite, pelas 22 horas, tendo pela frente o BC Barcelos. Na Fase Regular o Vitória SC alcançou a segunda posição, tendo perdido apenas com o SC Braga.