BASQUETEBOL

CB Viana Campeão Distrital de Sub-18 femininos garante presença na Taça Nacional

O CB Viana sagrou-se no fim de semana Campeão Distrital de Sub-18 femininos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, ao bater na Fase Final os dois jogos ao Barca BC por 33-83 e 78-45. Com este título, a equipa de Viana do Castelo apura-se para a Taça Nacional.

A equipa treinada por Adelino Rodrigues não teve muito tempo para festejar, pois disputa já este domingo a Final Inter-Regional com o Basket Clube de Vila Real.

Sobre a conquista do Campeonato Distrital da ABVC, Adelino Rodrigues diz-se “muito feliz e satisfeito”, até porque “nos garante a entrada direta na Taça Nacional, que era o nosso grande objetivo. É nessas competições, em que vamos defrontar melhores equipas, que as atletas evoluem individual e coletivamente”.

Sobre o Campeonato Distrital refere que “o contexto competitivo não é o melhor. Há poucas equipas a competir, em Sub-18 eram três equipas, contando já com o BC Vila Real” e adiantou que “faz-nos falta competir com Braga, é uma luta que travo há alguns anos, mas para já é o que temos”.

Como foi a Fase Final? “Foi uma boa final, as atletas estiveram bem, mostraram já alguma evolução. Mas estas primeiras fases são mais difíceis pela falta de equipas. Agora na Taça Nacional vamos ter outras oportunidades de crescer, de aprender e sair da nossa zona de conforto. Só assim é que se evolui”.

Estando numa Fase Final Inter-Regional, o objetivo é só um: ganhar? “O objetivo, para nós, é sempre procurar o crescimento da equipa, a evolução das atletas. Sabemos que vai ser difícil ganhar em Vila Real. Já jogamos com o BC Vila Real este ano e perdemos sempre”, disse Adelino Rodrigues, que salientou que “nós temos uma equipa muito jovem e a nossa meta no Basquetebol feminino é mais um projeto a longo prazo, e criar uma base que futuramente possa alimentar a equipa Sénior e que se mantenham no Basquetebol. Já o BC Vila Real tem mais atletas e um bom conjunto, com outra experiência”.

O CB Viana, como uma boa parte dos clubes, ressente-se da falta de meninas para integrarem os escalões de Formação… “Sinto que estamos a crescer. O facto de termos a equipa masculina na CN1 trouxe mais miúdos e miúdas para o Basquetebol nestes últimos dois anos. Aliás é a primeira vez que temos todos os escalões em femininos e é preciso dar-lhes tempo para crescer. Mas também era preciso que aparecessem mais meninas para termos um grupo mais alargado e para podermos melhorar a base”.

O que tem feito o CB Viana para chamar a atenção das meninas? O projeto funciona muito no boca a boca, as atletas falam às amigas e trazem-nas para o Basquetebol. Também tentamos estar presentes nas Escolas, esse é um objetivo, mas pela falta de pessoas envolvidas não tem sido fácil”.

Quanto às meninas que já estão no projeto… “Sinto que há um grupo bom de miúdas que estão focada, gostam de treinar e do Basquetebol. As que estão sentem o Basquetebol e empenham-se”.

Fotos: CBV

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...