“Apesar deste estágio ser mais curto que o normal, o balanço é positivo” disse Tânia Gomes, selecionador da Associação de Basquetebol de Braga, sobre o Estágio de Natal das Sub-16 femininas, que terminou sábado com a participação no Torneio de Seleções da AB Santarém.
Para Tânia Gomes “as atletas entenderam bem os nossos conceitos de jogo. Elas estavam bem fisicamente e conseguimos puxar sempre mais por elas e foram sempre respondendo ao que era pedido”.
Este ano, o estágio decorreu com um grupo de 16 atletas… “Este ano optamos por fazer mais observações e trabalhar com um grupo mais pequeno. Neste estágio tivemos um grupo de 16 atletas”, disse Tânia Gomes, que adiantou que “fizemos um jogo treino com as Seniores do Vizela com um grupo de 15 atletas que nunca tinham sido observadas ou de quem tínhamos algumas dúvidas”.
Já tem uma ideia mais precisa das atletas que pode levar a Albufeira? “Neste momento, com o grupo das 16 com quem estivemos a trabalhar já é difícil escolher…Mas queríamos integrar mais atletas, sem perder a qualidade de treino”, referiu a treinadora de Barcelos, que explicou: “são atletas com algum talento individual a nível técnico, mas falta-lhes algum conhecimento do jogo”.
O que foi mais complicado neste estágio? “Tirar-lhes as rotinas. Elas já estão tão formatadas, que alterar é complicado. O nosso jogo não é fácil e apesar de entenderem o que pretendemos, no jogo as rotinas/hábitos aparecem logo”.
Quanto ao mais fácil do estágio… “Foi a vontade delas tornar um estágio de observação, num bom momento de Basquetebol. Senti que apesar de estarem a ser observadas sentiam-se bem a treinar, estavam felizes”.
O Estágio de Natal terminou com a participação no Torneio da AB Santarém e Tânia Gomes referiu que “gostei muito do primeiro jogo. Mais a atitude delas no jogo do que o próprio Basquetebol. Mas é aquele espírito que vamos precisar em Albufeira”.
No segundo jogo “faltou atitude, o jogo estava ao nosso nível, mas estava a ser muito físico e elas deixaram de fazer o que melhor fazem, atacar o cesto. É difícil sair da zona de conforto”.
A Seleção de Sub-16 feminina da Associação de Basquetebol de Braga regressa aos treinos nas férias do Carnaval.