
“Estou muito orgulhoso dos meus atletas” foi desta forma que Rafael Ribas, treinador do SC Braga, abordou os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1.ª Divisão de Natação, que se realizaram este fim de semana em Albufeira.
Pela primeira vez na história do clube, as duas equipas (masculina e feminina) terminaram no top4 do ‘Nacional’ da 1.ª Divisão. A equipa feminina conseguiu a sua melhor classificação desde 1999 e a equipa masculina conquistou a melhor classificação dos últimos 20 anos.
O treinador do SC Braga considera que “esta competição é o momento mais importante da época a nível coletivo. Todos os clubes fazem a sua melhor preparação durante vários meses”.
Rafael Ribas, que chegou ao SC Braga em agosto, afirmou que “novo clube, novos desafios, novos objetivos, a mesma ambição: potenciar o máximo de cada atleta. “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce”…” e lembrou que “no final de agosto lancei o desafio aos meus atletas de que seria possível disputar um top 5 para ambas as equipas (masculina e feminina). Os atletas acreditaram, treinaram muito, ultrapassaram limites de dor em treino que desconheciam, superaram-se todos os dias!”.
“Ambas as equipas competiram com a Elite Nacional. A equipa feminina conquistou um excelente quarto lugar (com 203 pontos a cinco terceiro classificado), melhor classificação desde o ano de 1999”, refere Rafael Ribas.
Sobre a equipa masculina… “fez história ao conquistar o terceiro lugar! Pela primeira vez, ambas as equipas estiveram no top 4 da 1.ª Divisão. Estou muito satisfeito pela evolução da equipa neste primeiro macrociclo. O caminho faz-se caminhando e ainda agora começamos”.
Estas classificações foram-se construindo logo no primeiro dia… acreditava que iria terminar assim? “Sim, eu e os meus atletas sabíamos que era possível. As previsões confirmavam que se as equipas se superassem em cada prova, o sonho poderia ser tornado realidade…E tornou-se”.
Agora é festejar, recuperar e traçar novos objetivos? “Agora é hora de descanso, reflexão e aproveitar tempo com a família. Os novos objetivos para o Macrociclo 2 já estão definidos, mas nesta fase quero que a equipa desfrute do momento. Eles merecem muito!”.
O que disse aos atletas no final da competição? “O mais importante neste novo programa de treinos foi o acreditar no processo. Estou muito orgulhoso dos meus atletas. Estiverem muito sólidos. Temos atletas com muito potencial ainda por explorar”.
