“Queremos competir para ganhar os jogos e vamos trabalhar para que seja possível…” é com esta ideia que Nuno Correia, treinador do FamaBasket, encara a Final Four do Campeonato Distrital de Sub-16 masculinos, que se realiza no fim de semana no Pavilhão da Escola Secundária de Barcelos.
O FamaBasket garantiu a presença na Fase Final ao ganhar ao GDAS na Fase Eliminatória e prepara-se agora para medir forças com BC Barcelos, Vitória SC e SC Braga.
Nuno Correia garante que “não partilhamos a ideia de ir à Final Four apenas para participar. Sabemos que somos um clube na sua quarta época de existência, mas isso não pode ser sinónimo de falta de ambição”.
O treinador do FamaBasket lembrou que “tínhamos o objetivo de nos qualificarmos para esta Final Four, pois desde o início da época que reconhecemos uma boa margem de progressão no grupo de trabalho, que já trazia boas ideias e dinâmicas de trabalho. Pensávamos que seria possível acabar a época regular nos primeiros dois lugares, o que acabou por não acontecer. Mas depois de dois jogos intensos e exigentes com o GDAS, podemos dizer que estamos, prontos para o próximo fim de semana”.
Como está a ser preparada a Final Four? “Eu e o João Sampaio, o treinador-adjunto, não alteramos as nossas rotinas. Estamos integrados numa ideia global do clube, onde a nossa preocupação é que os atletas vão incorporando uma sequência de conhecimentos do jogo, preparada desde o início da época. A Final Four é um momento, um objetivo, mas não é o único, a época não termina aqui…”, disse Nuno Correia.
Sobre os adversários, o treinador do FamaBasket salientou que “todas as equipas já se conhecem bem. Das três que vamos defrontar, todas têm registos diferentes, mas todas elas são bem orientadas” e adiantou que “na minha opinião, o SC Braga está num patamar diferenciado, por vários fatores, qualidades físicas, técnicas e a experiência de vários dos seus atletas, que lhes dá consistência competitiva. Num plano mais equilibrado, o Vitória SC e BC Barcelos. Duas equipas que vão causar dificuldades diferentes, mas serão jogos muito exigentes”.
Afirmando que “teremos, certamente, jogos intensos”, Nuno Correia referiu que “o mais importante, é que sejam agradáveis e uma boa propaganda para o Basquetebol”.
Qual será o trunfo e a maior dificuldade do FamaBasket para esta Final Four? “Honestamente, não vejo um trunfo ou uma dificuldade para o Famabasket nesta Fase Final. Vejo um ou outro ponto chave, decisivo, que irá ditar muito do que vamos conseguir fazer nestes três dias, como a estabilidade emocional, a consistência”.