“Encaro esta renovação com entusiasmo e motivação para cumprir os objetivos coletivos e pessoais” foi assim que Afonso Anjo começou por aborda a continuidade no BC Barcelos, agora como jogador, exclusivamente, Sénior.
Para o jogador do BC Barcelos “é sempre um orgulho representar as cores do meu clube de Formação e poder crescer juntamente com ele, retribuindo a aposta que têm vindo a fazer em mim”.
Quanto à equipa para 2024/25, Afonso Anjo não tem dúvidas: “temos uma equipa jovem, mas muito capaz, e penso que este ano vamos dar muito que falar”.
Que balanço fazes da época passada? “Foi uma época muito bem conseguida tanto a nível Sub-18 como Sénior. Um ano em que me vi a evoluir muito diariamente, não só devido ao meu trabalho, mas também às oportunidades e ao trabalho desenvolvido pelos meus treinadores, tanto Sénior como Sub-18”, referiu Afonso Anjo.
Sobre a sua campanha nos Sub-18 lembrou que “fomos Campeões Distritais e fizemos uma boa campanha no Nacional, onde, embora limitados por lesões, alcançamos um quarto lugar na primeira fase, conseguindo-me destacar individualmente entre a melhor competição da nossa idade. Uma época muito especial, não só pelas conquistas como também pela união da equipa”.
Em relação aos Seniores… “uma equipa também muito unida, que me acolheu muito bem. Começamos com excelentes resultados, mas devido a algumas sequências de eventos acabamos por falhar, por muito pouco, o nosso objetivo inicial da época, que era atingir as meias-finais”.
“Foi uma época em que me vi pela primeira vez na CN1, num papel aumentado e relevante onde pude impactar nas conquistas do mais alto escalão do meu clube” referiu Afonso Anjo.
Como é jogar pelos Seniores com as cores da tua terra? O facto de poder representar o clube da minha terra no escalão Sénior é sempre um orgulho”, disse Afonso Anjo, que adiantou: “poder ter as pessoas que me viram a crescer – algumas como jogador de Basquetebol, outras como pessoa, e outras em ambos os casos – a ver os meus jogos em casa é sempre uma motivação e uma força extra. Porém acho que podemos e temos de crescer uma cultura em Barcelos, onde se apoia e se enche mais o pavilhão nos jogos dos Seniores masculinos. Algo também muito importante para atingir os nossos objetivos ambiciosos”.
Afonso Anjo chegou ao BC Barcelos há seis anos… “Comecei apenas como Sub-14 segundo ano, relativamente tarde para o normal. Praticava outros desportos como Futebol e Ténis, mas comecei a desenvolver um gosto especial pelo Basquetebol, seja por ver a modalidade, como também por ter amigos na escola que a praticavam. Comecei por jogar no cesto da casa da minha avó, e desde aí tenho tido uma paixão e compromisso enorme com a modalidade que conto manter durante vários anos”.
Quais os teus sonhos no Basquetebol? “Antes de mais, eu sou uma pessoa ambiciosa que acredita no seu potencial e no que sou capaz de fazer. Dito isto, prefiro falar em objetivos e não em sonhos. Treino para um dia representar a Seleção Nacional e defender as cores do meu país. Gostava também de experienciar o Basquetebol Universitário americano, caso a oportunidade surja. E por fim, atingir uma Liga profissional, seja ela em Portugal ou fora”.