“Tivemos uma época de sonho em várias frentes”, foi assim que Ricardo Ribas, responsável do Team El Comandante, começou por abordar a época que agora termina e em que o conjunto de Guimarães conquistou resultados de grande relevo.
Ricardo Ribas referiu que “a nível de atletas filiados conseguimos pelo terceiro ano ser o clube da AABraga mais representado, o que significa que os atletas de todo o país se identificam com o clube, com o que ele representa, os seus princípios – que passam por tratar todos da mesma maneira -, com as suas ideias e aquilo que nos move”.
A PREOCUPAÇÃO COM OS ATLETAS DE PELOTÃO
Afirmando que “na próxima época a ideia será essa mesmo”, Ricardo Ribas referiu que “preocupa-me o facto de todos os anos a FP Atletismo colocar taxas para pagar e ao longo do ano não retribuir nada ao maior número que sustenta a mesma que são os atletas de pelotão. Não tenho dados concretos, mas ‘a olho’ acredito que mais de 70 por cento dos atletas filiados são atletas de pelotão, é preciso ter atenção a este dado, se eles deixarem de se filiar porque os benefícios são nulos, deixa-se de bater recordes de filiados de certeza absoluta. Alguém tem de olhar para estes atletas também de uma outra maneira e não como número apenas”.
“Como presidente do clube estou atento, tento dar o máximo pelos atletas porque eu sei que eles têm orgulho em representar a minha camisola. que tem uma linda história de 30 anos de Atletismo. Lembrar que tenho atletas a representar o clube em todo o país, Temos em Lisboa um polo de 45 atletas o que é fantástico, em Aveiro 15 o que é brutal”.
SÉRGIO SALGUEIRO: “VAMOS PERDER ATLETAS…MAS MANTER A NOSSA MÁXIMA E VAMOS LUTAR COM A PRATA DA CASA”
Sérgio Salgueiro, diretor desportivo, lembrou que “conseguimos a primeira internacionalização recentemente com o atleta Leonardo Oliveira, fomos Campeões Nacionais na Pista e Vice-Campeão no Corta-Mato, para além de termos conquistado vários títulos a nível regional”.
“A nível feminino dominamos por completo os pódios coletivos na vertente Cross, em Estrada em Seniores e Masters. No sector masculino a competitividade aumentou imenso, aliás continua aumentar e, por isso, perdemos o lugar nos pódios Seniores, mantendo os Masters, mas alcançamos resultados inéditos no ‘Nacional’ em Braga de Estrada de 5kms e fomos medalha de bronze no Trail”, disse Sérgio Salgueiro, que adiantou que “alcançamos vitórias individuais com Nuno Costa e pódios coletivos a nível Regional”.
Quanto ao futuro… “Na próxima época vamos perder atletas o que é bom sinal e nos deixa orgulhosos e não tristes. É sinal de que os atletas se valorizaram e vão ter melhores condições daquelas que podemos oferecer. Já falei com o Ribas e a nossa máxima mantém-se, vamos lutar com a prata da casa, motivar os que temos e é com esses que vamos a luta”.