“Já falei com a organização e lancei o desafio de trabalharmos em conjunto a preparação da nova edição, do próximo ano, com algumas novidades que possam afirmar ainda mais esta prova em Guimarães” disse Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, no final da segunda etapa do GP Minho, que se realizou este sábado no concelho de Guimarães, passando por 29 das 48 freguesias, tendo como palco principal Azurém.
Nélson Felgueiras integrou a caravana do GP Minho e viveu de perto, e dentro da corrida, todas as emoções inerentes à etapa rainha de uma das maiores provas nacionais de Juniores. O Vereador da Câmara Municipal de Guimarães teve assim a oportunidade de observar a grande adesão da população à festa do Ciclismo, neste caso, do Ciclismo Júnior.
Nélson Felgueiras quer “criar mais condições aos atletas, mas dar, sobretudo, uma oportunidade aos vimaranenses de acompanharem esta prova porque ainda hoje vimos muita gente na rua, gente a querer apoiar os atletas. Há uma ligação forte dos vimaranenses e o Ciclismo e tudo o que nós podermos fazer para incentivar e fomentar essa ligação nós vamos fazê-lo”.
Sobre a prova deste sábado, o autarca vimaranense não tem dúvidas… “O balanço é muito positivo” e salientou que “esta, de facto, é uma prova que dá a oportunidade, a todos aqueles que não conhecem Guimarães, de conhecerem, pois passou por um sem número de freguesias do nosso concelho. E dá também a oportunidade aos vimaranenses para acompanharem o Ciclismo, que é um desporto com muita tradição e com muita história em Guimarães”. De resto “esta etapa do GP Minho teve uma organização muito capaz, muito bem preparada e trouxe a festa do Ciclismo ao nosso concelho”.
O autarca considera “este tipo de provas alia a componente desportiva – tivemos aqui muitas equipas, muitos atletas de enorme potencial – à parte de mostrar o nosso território. Nós passamos por cerca de 30 freguesias e Guimarães tem 48, significa que grande parte do nosso concelho foi coberto por esta prova. O Ciclismo serviu de montra do nosso concelho, para que as pessoas possam usufruir e desfrutar”.