A Escolinha de Atletismo “Dulce Félix & El Comandante” é já um projeto de sucesso e a prová-lo está a chamada de Leonardo Oliveira à Seleção Nacional de Sub-18 para o Campeonato da Europa de Atletismo, que decorre entre os dias 18 e 21 de julho.
A Escolinha de Atletismo “Dulce Félix & El Comandante”, que junta dois grandes nomes do Atletismo nacional – Dulce Félix e Ricardo Ribas – nasce em 2022 e acolhe a Formação do já existente Team El Comandante…
“O objetivo é dinamizar o Atletismo no concelho de Guimarães, começando nas escolas”, garantiu Ricardo Ribas, responsável pelo Team El Comandante.
A Escolinha de Atletismo de Guimarães tem vindo a crescer e conta já com sete Benjamins, 10 Infantis, dois Iniciados e um Juvenil.
DULCE FÉLIX: “ESTAMOS MUITO CONTENTES COM O TRABALHO DESENVOLVIDO”
Dulce Félix lembra que “o desafio foi lançado pelo Ribas e eu aceitei logo. É uma maneira de ficar ligada à modalidade que muito me diz”.
“Faltava no concelho de Guimarães um projeto deste género, que fizesse a divulgação pelas escolas e que traga os jovens para o Atletismo”, referiu a atleta do Benfica, que salientou que “neste momento temos 22 meninos filiados e estamos muito contentes com o trabalho desenvolvido”.
Dulce Félix, que já anunciou o fim da carreira para o final da época, pretende estar mais presente no projeto… “em breve vou tirar o curso de treinadora e depois estarei mais presente no terreno”.
RICARDO RIBAS: “O PROJETO TEM VINDO A CRESCER DE DIA PARA DIA”
Ricardo Ribas mostra-se “muito satisfeito e feliz” com a forma como o projeto tem crescido… “A Escolinha de Atletismo tem vindo a crescer de dia para dia, já temos um treinador para a Formação. Eu estou por trás para o apoiar no que for necessário”.
Para Ricardo Ribas “o mais interessante é ver os pais dos nossos meninos, que não praticavam desporto e hoje já correm, participam em competições pelo clube, Team El Comandante”.
Qual tem sido o grande desafio nestes primeiros anos? “O grande desafio é perceber as capacidades e qualidades de cada um, as suas pretensões. Temos meninos que até gostam de entrar em competições outros apenas que querem ir correr, isto é muito importante perceber nestas idades” disse Ricardo Ribas, que salienta que “para nós é importante ter e dar a atenção devida aos miúdos, a cada um deles”.
Apesar dos resultados não serem o mais importante nestas idades, eles têm o seu peso para manter os atletas na modalidade e chamar outros meninos e meninas para a modalidade? “Sim, sem dúvida. Os resultados são sempre importantes, são uma forma de demonstrar o trabalho feito pelos treinadores e servem de motivação para os meninos continuarem a treinar”, disse Ricardo Ribas, que salientou que “temos consciência que nem todos podem, nem vão, ter o futuro ligado ao Atletismo. Agora cabe-nos estar atentos para que não desmotivem e continuem a praticar Atletismo”.
“FORMAÇÃO ACIMA DO RESULTADO”
Depois “os resultados poderão chamar um sponsor para nos apoiar neste projeto” referiu Ricardo Ribas, que garante que “o grande foco é a prática do Atletismo, a aprendizagem. Formação acima do resultado”.
Como tem sido a adesão de Guimarães a este projeto? “Fantástica. A palavra está a passar já em algumas escolas, principalmente, numa que fica a um quilómetro da pista, onde um menino traz outro e será assim no futuro… nós cada vez mais presentes nesse papel”.
Qual o próximo grande objetivo deste projeto? “Crescer de uma forma sustentada… e criar condições para que um dia os pais possam deixar os filhos na pista e exista uma carrinha que os leve a casa. Esse será o grande objetivo deste projeto”.