Guilherme Lino e a Landeiro/KTM/Matias & Araújo foram os ‘reis’ da Taça de Portugal de Ciclismo de Estrada em Juniores, que terminou este domingo com a realização do 6.º Prémio HM Motor, em Barcelos.
O ciclista da ACR Roriz concluiu a prova organizada pelo CC Barcelos na quarta posição e assegurou a conquista da camisola de vencedor da Taça de Portugal. Guilherme Lino termina a competição com 206 pontos, mais 11 que Guilherme Mestre (Willebord Wil Vooruit), que venceu a quarta e última etapa da Taça de Portugal, ao completar os 115,5 quilómetros em 2:51:46h.
Na terceira posição da Taça de Portugal ficou o vianense Daniel Moreira (Willebord Wil Vooruit), ciclista que ontem foi quinto classificado na chegada ao alto do Santuário da Nossa Senhora da Franqueira.
Gonçalo Rodrigues, barcelense que entrou para as últimas duas etapas na liderança da Taça de Portugal, termina na quarta posição e o vianense João Silva (Tensai/Sambiental/Santa Marta) fecha o top10 da prova rainha nacional.
GUILHERME LINO: “ESTOU MUITO FELIZ CIOM ESTA VITÓRIA”
“Estou muito feliz com esta vitória, é um título muito importante na minha carreira”, disse Guilherme Lino, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, a propósito da conquista da Taça de Portugal de juniores.
Afirmando que “estou muito satisfeito com a vitória” Guilherme Lino lembrou que “o ano passado tracei como objetivo lutar pela camisola da Taça de Portugal e, neste momento, só tenho a agradecer todo o trabalho da equipa, que torneou este sonho possível”.
Guilherme Lino, que hoje parte rumo ao Brasil para integrar a seleção brasileira que vai participar no PAN Americano, garante que “agora é continuar a trabalhar para evoluir cada vez mais e elevar o nome do clube”.
Sobre a prova de Barcelos, Guilherme Lino considerou que “foi muito difícil, estive sempre muito marcado. Foi uma prova com muitos ataques, num desses ataques estava o Guilherme Mestre, que também estava na luta pela geral, e eu tive de saltar. Estive uns largos minutos na perseguição e consegui cansá-lo, mas aí ele saiu de novo e eu fui controlando o tempo e a posição”.
Guilherme Lino viaja hoje para o Brasil para representar a sua Seleção no Pan Americano… “estou muito feliz com esta chamada e acredito que vai dar tudo certo”.
ACR RORIZ VENCE TAÇA DE PORTUGAL POR EQUIPAS
Ainda nas contas da Taça de Portugal, a Landeiro/KTM/Matias & Araújo garantiu a vitoria ao terminar a competição com 75 pontos, mais oito que o ABTRF Betão Bairrada, do vianense Tomás Oliveira. O Santa Maria da Feira /Segmento d’Época/Reol/Bolf é terceiro.
O CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época alcançou o nono lugar e a Tensai/Sambiental/Santa Marta o 12.º.
GUILHERME MESTRE VENCE EM BARCELOS: “NÃO ESTAVA NADA À ESPERA DE VENCER AQUI”
Quanto à prova de domingo, Guilherme Mestre impôs-se numa corrida muito dura, essencialmente, na parte final. O ciclista algarvio fez a subida ao alto do Santuário da Nossa Senhora da Franqueira sozinho, deixando o segundo classificado Davi Alves, do Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol/Bolf, a mais de um minuto de distância.
O ciclista algarvio confessou, no final da corrida, que “não estava nada à espera de conseguir vencer aqui e da forma como foi, mas devido às circunstâncias da corrida aconteceu e estou muito satisfeito”.
Foi difícil trabalhar sozinho na parte final da corrida? “Foi muito difícil. É uma subida dura. Felizmente consegui vencer. Já andava à procura de ganhar uma etapa da Taça desde o ano passado. Este ano consegui… fruto do meu trabalho. Saio daqui muito satisfeito”.
DANIEL MOREIRA, JOSÉ SALGUEIRO E ADRIAN PACHO NO TOP10
Diego Lopes, do Picusa Academy, fez terceiro lugar, Guilherme Lino quarto e Daniel Moreira cortou a meta na quinta posição.
No top10 ficaram ainda o barcelense José Salgueiro (Picusa Academy), o penafidalense Rafael Durães (Paredes/Fortunna) e Adrian Pacho (CC Barcelos).
Gonçalo Rodrigues (ACR Roriz) foi 12.º e João Silva (Tensai) 19.º.
No top30 ficou Tomás Oliveira (Bairrada), enquanto Paulo Fernandes (ACR Roriz) foi 33.º e Gustavo Romão (CC Barcelos) 39.º.