
“Acredito que temos condições para competir e lutar pelos primeiros lugares do nosso grupo” foi assim que Francisco Alves, treinador da equipa de Sub-16 feminina da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, começou por abordar a Festa do Basquetebol Juvenil, que se realiza entre hoje e domingo em Albufeira.
O treinador da ABVC salientou quer “não vai ser fácil, vamos encontrar Associações com bastante qualidade, mas também tenho confiança no nosso trabalho e do esforço das atletas”.
A ABVC está integrada na Série B da Divisão B, tendo como adversários a AB Braga, Guarda, Vila Real e Açores.
Como está a equipa? “Está muito bem, tivemos em estágio e foram três dias muito produtivos. Estou muito contente com o trabalho e com o empenho das atletas, que desde o primeiro momento demonstram interesse e vontade em aprender e crescer diariamente”, disse Francisco Alves, que adiantou que “gostava que tivéssemos um pouco mais de tempo para trabalhar, como habitualmente, mas este ano a preparação foi mais curta para todas as Associações”.
Qual pode ser a maior vantagem da equipa? “Sem dúvidas, a defesa. São atletas com muita vontade de defender e criar dificuldades aos adversários, que têm procurado adaptar-se às ideias apresentadas e aplicar em jogo”, referiu Francisco Alves, que considera “o tempo de prática e a experiência podem ser um fator que nos pode castigar”.
CONVOCADAS
Íris Passos,Joana Lopes, Leonor Vale, Natália Martins (CB Viana)
Francisca Gomes, Marisa Vaz, Beatriz Pereira, Ana Carolina Fernandes, Iara Vieira, Júlia Barros, Carolina Fernandes (BC Limiense)
Camila Gomes (Barca BC)
Suplentes
Joana Sousa (Barca BC) e Mariana Mimoso (BC Limiense)