“Estamos muito orgulhosos por ficarmos na história da Seleção de Sub-20 e do primeiro apuramento para o Campeonato da Europa”, foi assim que Mário Azevedo, presidente da Associação de Voleibol de Braga, abordou o apuramento de Portugal para o Europeu feminino, que se realiza em agosto na Bulgária e Irlanda.
Mário Azevedo salientou que “o distrito de Braga e, mais concretamente, a cidade de Barcelos fica na história como o local onde a Seleção conseguiu este primeiro apuramento”.
O presidente da AVB considera que “esta competição, que durante três dias levou algumas das grandes promessas do Voleibol feminino ao Pavilhão Desportivo Colégio La Salle, teve uma grande adesão do público, o que revela o interesse crescente na modalidade na região do Minho”.
A Seleção Nacional contou, nesta caminhada para o Europeu, com duas atletas do Minho: Leonor Coelho, amarense que joga no SC Braga, e Maria Amaral, vianense que joga no Colégio Efanor. Isso é importante para o Voleibol no Minho e para as duas Associações? “Ter atletas do Minho, atletas que fizeram a sua formação em clubes da AVB e da AVVC presentes na Seleção, seja que escalão for, é sempre gratificante para as Associações e clubes que as formam. Revela o crescimento da modalidade na região e a viabilidade que a mesma já atinge junto da FPV”.
Mário Azevedo aproveitou para “felicitar toda o grupo de trabalho que atingiu este apuramento, das atletas à estrutura diretiva da FPV, mas uma felicitação em particular para as representantes do Minho que estavam no grupo”.