SC Braga e GDN Famalicão terminam no top3 na Estatística de Medalhas de Juniores no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores – Open de Portugal, que decorreu nos últimos quatro dias em Coimbra.
O SC Braga alcançou a segunda posição com um total de 15 medalhas e cinco títulos de Campeão Nacional e sete de Vice-Campeão.
Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, faz um balanço “muito positivo” da competição, lembrando que “conquistamos 25 medalhas e fomos segundos no medalheiro Júnior”.
Para além dos resultados “bateram-se muitos recordes pessoais e isso é importante”.
Algum resultado mais surpreendente? “A vitória da Maria Neves nos 200m Costas… com um tempo muito próximo dos mínimos para o Europeu de Juniores”.
De referir que o SC Braga terminou o dia com a vitória no Open de José Paulo Lopes nos 800m Livres. Ele que termina o ‘Nacional’ com três títulos de Campeão Nacional: 1500m Livres. 400m Livres e 800m Livres e ainda um de Vice-Campeão nos 400m Estilos.
O SC Braga conquistou um total de seis medalhas no Open, 15 em Juniores e quatro em Juvenis B.
A equipa bracarense vai descansar amanhã e retoma os treinos na terça-feira tendo em vista o Meeting de Felgueiras, que se realiza já no próximo fim de semana.
GDN FAMALICÃO TERCEIRO EM JUNIORES
O GDN Famalicão termina o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores – Open de Portugal na terceira posição em Juniores.
A formação orientada por Pedro Faia conquistou um total de 12 medalhas, quatro títulos de Campeão Nacional e quatro de Vice-Campeão.
Pedro Faia garante que “saímos de Coimbra muito satisfeitos. A equipa esteve muito bem” e salientou que “terminamos estes excelentes Campeonatos Nacionais com mais dois pódios, com a Estafeta de 4x100m Estilos, constituída por Francisco Silva, Leonardo Fernandes, Rodrigo Pereira e Tiago Costa, a sagrar-se Vice-Campeã Nacional e a Mafalda Mesquita a conquistar a medalha de bronze nos 200m Costas”.
Afirmando que “estamos mais fortes e mais capacitado para trazer mais alegrias para Famalicão” Pedro Faia referiu que “estou muito orgulhoso do desempenho dos meus atletas”.
ED VIANA SEXTA NO OPEN
A ED Viana sai de Coimbra com muitas razões para festejar. O clube conquistou medalhas em três escalões: Juvenis A, Juniores e Absolutos e termina em sexto lugar nma Estatística de Medalhas do Open.
Ana Rodrigues foi a grande estrela, com três vitórias no Open, que lhe deram também três títulos nacionais (50 e 100m Bruços e 50m Livres), Beatriz Pereira sagrou-se Campeã Nacional dos 100m Bruços em Juvenis A, conquistando ainda os títulos de Vice-Campeã dos 50 e 200m Bruços.
Em Juniores, Filipe Laranjo sagrou-se Vice-Campeão nos 200m e 400m Livres. Também Maria Sousa subiu ao pódio para fazer terceiro lugar nos 100m Mariposa.
Sem fazer pódio, mas fazendo história, Inês Amorim alcançou os mínimos para o Campeonato da Europa nos 200m Livres e ficou a 1,5 segundos nos 400m Livres, onde obteve o quinto lugar no Open.
VITÓRIA SC COM TÍTULOS E RECORDES NACIONAIS
O Vitória SC termina os ‘Nacionais’ com cinco títulos de Campeão Nacional e dois recordes nacionais.
Em Juvenis B, Miguel Oliveira venceu as provas dos 50, 100 e 200m Costas, tendo batido o recorde nacional nos 50 e 100m Costas.
O nadador de Braga foi ainda Vice-Campeão nos 50 e 100m Mariposa.
Em Absolutos, João Nogueira Costa sagrou-se Campeão Nacional nos 50m Costa, sendo segundo no Open.
Alexandre Amorim venceu a prova dos 50m Bruços, vencendo o Open e sagrando-se Campeão Nacional com uma nova marca nacional.
Matthew Lawrence conquistou a medalha de prata no Open nos 50m Mariposa.
VIANA NC, AD FAFE E CELORICO DE BASTO TAMBÉM SE MOSTRARAM NOS ‘NACIONAIS’
Maria Pinto, do Viana NC, saiu de Coimbra com o título de Campeã Nacional nos 100m Livres em Juvenis A.
A atleta vianense, que já tinha brilhado nos Zonais de Juvenis, subiu ainda ao terceiro lugar do pódio nos 1500m Livres.
A AD Fafe viu Guilherme Novais conquistar a medalha de bronze nos 200m Mariposa em Juvenis B.
Já Manuel Gonçalves fez história pelo Celorico de Basto ao conquistar a medalha de bronze nos 50m Livres.
Presentes estiveram ainda Diana Freitas pelo Amigos da Montanha e Matilde Magalhães do SC Caminhense, que sem conquistarem o pódio, que estiveram na luta pelos seus recordes pessoais e pela classificação possível.
Fotos: FPN