SC Braga, ED Viana, GDN Famalicão e Vitória SC continuam em grande destaque no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores – Open de Portugal, que decorre em Coimbra até domingo.
O SC Braga somou mais quatro medalhas, com destaque para José Paulo Lopes que se sagrou Campeão Nacional Absoluto nos 1500m Livres, com o tempo de 15:27.69m.
Maria Neves, nos 50m Costas em Juniores, e Margarida Pinto, nos 200m Estilos em Juniores, sagraram-se Vice-Campeãs. A Estafeta dos 4x100m Mistos subiu ao terceiro lugar do pódio.
Luís Cameira, coordenador técnico do SC Braga, considera que “foi mais um excelente dia” e salientou os pódios do “José Paulo Lopes, Margarida Pinto e Maria Neves”, mas também “as quatro finais A e três B” em que o clube esteve presente,
Para além disso “as marcas que estão a fazer são muito boas” e as expetativas “para o terceiro dia são as melhores. Vamos à procura de mais recordes pessoais, finais, medalhas e títulos”.
RODRIGO PEREIRA DÁ MAIS UM TÍTULO AO GDN FAMALICÃO
Rodrigo Pereira conquistou o título de Campeão Nacional dos 100m Mariposa em Juniores, num dia em que o GDN Famalicão subiu quatro vezes ao pódio.
Francisco Silva foi Vice-Campeão nos 50m Costas Juniores e Mafalda Mesquita foi terceira. A Estafeta de 4x100m Estilos foi segunda
Pedro Faia, coordenador técnico do GDN Famalicão, considera que “foi mais uma jornada fantástica com. Quatro pódios nacionais, um título, muitas finais, recordes pessoais e excelentes marcas”.
O treinador dos famalicenses destacou “o Rodrigo Pereira aos 100m Mariposa, que ficou a apenas cinco décimos dos mínimos para os Campeonatos da Europa”.
Quanto a expetativas para o terceiro dia de provas… “dar continuidade aos sucessos conquistados”.
ED VIANA COM “BALANÇO MUITO POSITIVO”
A ED Viana termina o segundo dia de provas com mais três subidas ao pódio e um título por intermédio de Ana Rodrigues.
A nadadora do clube de Viana do Castelo fez a prova dos 50m Bruços em 29.32 e não só venceu o título Nacional e o Open, como garantiu os mínimos para o Campeonato da Europa.
O clube viu ainda Beatriz Pereira sagrar-se Vice-Campeã dos 50m Bruços em Juvenis A e Maria Sousa foi terceira nos 100m Mariposa em Juniores.
Rafael Ribas, treinador da ED Viana, considera que “as provas estão a ser muito sólidas, nestes dois primeiros dias. Alcançamos dois títulos nacionais (Ana Rodrigues), dois títulos de Vice-Campeão Nacional (Filipe Laranjo e Beatriz Pereira) e um terceiro lugar (Maria Rita Sousa)”.
O treinador vianense referiu ainda que “a Inês Amorim ficou a 1.5 segundos do mínimo para o Campeonato da Europa de Juniores aos 400 Livres, batendo o seu recorde pessoal em mais de dois segundos, alcançando o quinto lugar absoluto”.
“O Rodrigo Alves nadou os 50m e 100m Costas, batendo em ambas as provas o recorde pessoal”.
Quanto ao futuro… “Temos ainda mais dois dias importantes pela frente. Os mais importantes”.
VITÓRIA SC COM TRÊS TÍTULOS E DOIS RECORDES NACIONAIS
O Vitória SC sai do segundo dia de provas com motivos para festejar, pois conquistou três títulos de Campeão Nacional – Miguel Oliveira, Alexandre Amorim e João Nogueira Costa – e viu caírem dois recordes nacionais pelos seus atletas.
Miguel Oliveira superou o recorde nacional 50m Costas em Juvenis B e Alexandre Amorim bateu o recorde Nacional e do Open nos 50m Bruços.
Miguel Oliveira subiu ainda ao pódio nos 100m Mariposa Juvenis B ao sagrar-se Vice-Campeão.
MARIA PINTO (VIANA NC) ÀS PORTAS DO PÓDIO
Maria Pinto, do Viana NC, ficou às portas do pódio nos 400m Livres em Juvenis A. A nadadora vianense fez a prova em 4:44.18m, ficando a pouco mais de dois segundos do terceiro lugar.
Matilde Magalhães, única atleta do SC Caminhense em prova, foi 16.ª em Juvenis nos 50m Costas.
Manuel Gonçalves, do Celorico de Basto, foi 14.º em Juniores nos 50m Costas.
Fotos: FPN