
“Estamos a encarar a Fase Final com tranquilidade e estamos motivados por estar nestes momentos” foi desta forma que José Eduardo Silva, treinador do Maria da Fonte, abordou a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que se realiza no Pavilhão da Esc. André Soares, em Braga, entre sexta-feira e domingo.
Na Fase Final, o Maria da Fonte tem como adversários o FamaBasket, que venceu a Fase Regular, o Famalicense e o Vitória SC.
O facto da Fase Final se disputar logo depois das festas, pode influenciar a sua equipa? “Sim, quando em alguns escalões a ABB não consegue as vagas diretas para o Campeonato Nacional, nós clubes de Braga, e por consequência atletas, ficamos com datas apertadas. E esta não é a melhor data, as festividades são sempre complicadas a nível familiar, mais os treinos das Seleções, mais o facto de grande parte dos clubes não ter pavilhão próprio leva a que não se trabalhe nas condições ideais”, disse o treinador do Maria da Fonte, que salienta que “não é isso que vai fazer a diferença dentro de campo”.
Quanto aos adversários, José Eduardo Silva referiu que “a minha opinião dos adversários a defrontar na Fase Final é igual aos dos que ficaram para trás na Fase Regular. É raro ver-se um campeonato no nosso distrito com sete equipas em que a maior diferença de pontos é de 35/40 pontos. Fazer notar este equilíbrio é importante. Aliás houve vários jogos a decidirem-se nos últimos segundos, o que dota as equipas de boas experiências para situações futuras”.
“No entanto, penso que existe uma equipa favorita que é o Vitória SC, por ser o Campeão em título e por ter um plantel mais velho e maduro do que as restantes equipas”, disse José Eduardo Silva.
Qual o objetivo do Maria da Fonte? “O nosso objetivo é o mesmo de sempre nestas Fases Finais: queremos conseguir o melhor lugar possível para participarmos na segunda fase da época na melhor competição possível e dotar as nossas atletas dessas experiências”.
PROGRAMA
Sexta-feira
20h: FamaBasket – Famalicense
22h: Vitória SC – Maria da Fonte





